Em meio às preocupações sobre uma possível recessão nos Estados Unidos, a Grayscale avaliou como pode ser o desempenho do bitcoin (BTC) nesse cenário.
Zach Pandl, gerente de pesquisa da gestora de ativos, começou detalhando a situação, destacando o aumento da taxa de desemprego para 4,3%, um valor consideravelmente acima do mínimo de 3,4% registrado no ano passado.
De acordo com Pandl, tal desenvolvimento, sob as Regras de Sahm, normalmente só ocorre durante períodos de recessão.
Os mercados financeiros reagiram rapidamente à desaceleração esperada no crescimento econômico. As ações caíram e o rendimento dos títulos do Tesouro dos EUA de 10 anos caiu abaixo de 3,8%.
O bitcoin não foi exceção, com seu preço caindo na sexta-feira e continuando a tendência de queda na segunda-feira. Com isso, a avaliação atual da Grayscale, baseada em correlações recentes e na experiência com a recessão da COVID-19 em 2020, sugere que o preço do BTC provavelmente diminuirá em caso de recessão nos EUA.
Apesar disso, a gestora observa que os riscos de queda nos preços dos tokens são menores agora em comparação com o ciclo anterior. A empresa atribui isso às avaliações relativamente baixas das altcoins, ao crédito e à alavancagem limitados nos mercados de criptomoedas e à contínua demanda institucional por ETFs spot de Bitcoin e Ethereum.