Grayscale lança ETF ‘Futuro das Finanças’

A Grayscale Investments, a maior gestora de criptomoedas do mundo, anunciou na quarta-feira o lançamento de seu primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) chamado Grayscale Future of Finance ETF, sob o símbolo GFOF.

A companhia explicou que seu novo ETF “procura investir nas empresas e tecnologias que moldam o ‘futuro das finanças’”.

David LaValle, chefe global de ETFs da Grayscale Investments, comentou:

“Por meio do GFOF, os investidores agora têm a oportunidade de receber exposição às empresas que são fundamentais para a evolução do sistema financeiro global.”

As principais participações do ETF são Paypal Holdings, Coinbase Global, Silvergate Capital, Robinhood Markets, Block (anteriormente Square), Plus500, Argo Blockchain, Hut 8 Mining, Bitfarms e Hive Blockchain Technologies.

A Microstrategy, listada na Nasdaq, no entanto, não está nos componentes do ETF. 

O CEO da Grayscale, Michael Sonnenshein, explicou na CNBC na quarta-feira que “a maneira como projetamos este produto foi excluir empresas que detêm bitcoin no balanço”. 

A Microstrategy comprou mais 660 BTC na terça-feira, elevando as participações em bitcoin da empresa para cerca de 125.051 BTC.

A Grayscale selecionou o US Bank como administrador e provedor de serviços para o ETF. A Foreside atuará como distribuidora do fundo.

Dave Gedeon, chefe global de índices de ativos múltiplos da Bloomberg, observou que o novo ETF é apoiado por dados proprietários e “pesquisa robusta da Bloomberg Intelligence”.

Ele afirmou:

“O Bloomberg Grayscale Future of Finance Index está preparado para se tornar a principal referência de ações para nossa economia digital em constante evolução.”

Atualmente, a Grayscale possui US$ 34,6 bilhões em ativos sob gestão (AUM). 

A empresa oferece 16 produtos de investimento em criptomoedas. O maior é o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que possui US$ 24,8 bilhões em ativos. 

A mais recente adição foi o fundo Solana, lançado em novembro do ano passado.

Em janeiro, a Grayscale disse que está considerando mais 25 criptoativos para produtos de investimento, elevando o número total de ativos em consideração para 43.

Qual sua opinião sobre o ETF? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Os Simpsons previram o metaverso e o fim de todas as criptomoedas (veja o vídeo)

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza