O perfil na rede social X da OpenAI foi alvo de um ataque, resultando na publicação de um link de phishing que prometia a distribuição de tokens “OPENAI” para usuários do ChatGPT.
Benjamin De Kraker, desenvolvedor da Grok, foi um dos primeiros a destacar o ataque em uma publicação no X.
Conforme observado por Benjamin, os tokens OPENAI não existem e a postagem direcionava os usuários a um link de phishing, que levava a um site identificado como potencialmente perigoso.
O botão “CLAIM $OPENAI” na página fraudulenta incentivava os usuários a conectar suas carteiras de criptomoedas, possivelmente para roubar suas credenciais de acesso.
Além disso, os hackers desativaram os comentários na postagem para impedir que os investidores cripto alertassem uns aos outros sobre o golpe.
Este é o quarto ataque relacionado à empresa em plataformas sociais e o quinto incidente de segurança envolvendo a OpenAI desde o início de 2023.
Tanishq Mathew Abraham, doutor e CEO do Centro de Pesquisa em IA Médica, aconselhou os funcionários da empresa por trás do ChatGPT a implementar medidas de segurança mais rigorosas para proteger melhor suas contas e dados.
Receita dos hackers de criptomoedas diminui
Nos últimos anos, várias contas de empresas de tecnologia e celebridades foram alvos de ataques para promover fraudes relacionadas a criptomoedas.
Um dos casos de maior destaque ocorreu em 2020, quando hackers invadiram as contas da Apple e de Elon Musk, divulgando um endereço de carteira BTC com a alegação de que os fundos enviados seriam dobrados e devolvidos.
Mas, apesar de ser comum a veiculação de notícias desse tipo de ataque, a Chainalysis apontou que as fraudes e hacks em criptomoedas caíram em 2023, com uma redução de 29% e 54%, respectivamente, nas receitas ilícitas.