O hashrate da rede Bitcoin caiu cerca de 5,62% durante o seu último ajuste de dificuldade. Como consequência, hashrate total da rede caiu abaixo da marca de 600 exahash por segundo (EH/s) pela primeira vez desde o final de março, como pode ser visto na imagem abaixo:
O hashrate mede o poder computacional direcionado para a rede Bitcoin pelos mineradores, que são responsáveis por adicionar transações à rede. Um hashrate mais alto indica que a rede está menos suscetível à ataques de 51%.
A queda recente foi motivada principalmente por conta do halving, evento que ocorre a cada 210 mil blocos minerados (cerca de 4 anos), e que reduz pela metade a recompensa dos mineradores.
Como consequência, os mineradores, que estavam recebendo 6,25 btc por bloco + taxas de transação, estão recebendo agora 3,125 moedas por bloco, fator que certamente está impactando a indústria.
A receita dos mineradores deverá aumentar agora somente com uma valorização do preço do bitcoin. Historicamente, o halving tem sido um catalizador para o preço. Por conta deste fator, há grande expectativa de que o preço da criptomoeda deve se valorizar nos próximos anos.