Hillary Clinton alerta sobre ‘colapso financeiro mundial’

Hillary Clinton, ex-primeira-dama e secretária de Estado dos EUA de 2009 a 2013, alertou em um artigo de opinião, publicado pelo New York Times na segunda-feira, sobre os resultados desastrosos que poderiam resultar do calote dos EUA em suas obrigações de dívida.

“O debate sobre o teto da dívida não é sobre autorizar novos gastos. É sobre o Congresso pagar as dívidas que já contraiu. Recusar-se a pagar seria como pular sua hipoteca, exceto com consequências globais.

Devido ao papel central dos Estados Unidos – e do dólar – na economia internacional, a inadimplência de nossas dívidas pode desencadear um colapso financeiro mundial.”

Observando que “a competição entre democracias e autocracias se tornou mais intensa”, a ex-primeira-dama alertou: 

“Ao minar a credibilidade da América e a preeminência do dólar, a luta pelo teto da dívida joga direto nas mãos de Xi Jinping de China e Vladimir Putin da Rússia.”

Clinton opinou: 

“Jogar com o teto da dívida põe em perigo a posição preeminente do dólar na economia global e o poder que dá aos Estados Unidos”.

A ex-secretária detalhou que o USD é fundamental para as transações internacionais realizadas por pessoas, empresas e governos em todo o mundo. Eles investem em títulos do Tesouro dos EUA e dependem dos bancos americanos “porque confiam que os Estados Unidos pagam suas dívidas, defendem o estado de direito e garantem a estabilidade”, afirmou.

“Não é nenhuma surpresa que o Sr. Xi e o Sr. Putin estejam ansiosos para interromper o domínio do dólar e impedir as sanções americanas”, disse Clinton.

“Se o Congresso continuar flertando com a inadimplência, os apelos para o destronamento do dólar como moeda de reserva mundial crescerão muito mais – e não apenas em Pequim e Moscou. Países de todo o mundo começarão a proteger suas apostas.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin seguro? Saylor desmistifica ameaça quântica

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas
icon junho 12, 2025

Consultores cautelosos com as criptomoedas: uma mudança iminente?

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza