Dr. Craig Wright, que vem afirmando nos últimos anos ser Satoshi Nakamoto, o anônimo criador do Bitcoin, recentemente venceu um processo em uma disputa legal envolvendo supostos 1,1 milhão de bitcoins.
Craig Wright teria minerado esta quantidade de bitcoins com a ajuda de David Kleiman, que faleceu em 2013. Foi então que seu irmão buscou a justiça para reaver parte dos bitcoins supostamente minerados pela dupla.
No entanto, Craig afirmou no processo que não minerou tal quantia de bitcoins, mas sim os comprou. Esta seria mais uma evidência de que Craig não é Satoshi. Este fato é evidenciado pois Craig nunca mostrou nenhuma das chaves de Satoshi publicamente, mesmo após anos alegando ter criado o Bitcoin.
Craig chegou a ser chamado de “golpista” por uma juíza norueguesa em um caso em 2022.
Dados oficiais do processo relatam que de fato David e Craig trocaram e-mails nos primeiros anos da moeda digital sobre a mineração. Esta seria uma evidência que de fato Craig estava envolvido com o bitcoin nos seus primeiros anos.
Identidade de Satoshi
Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, foi muito cuidadoso ao esconder os seus rastro na internet. Satoshi publicou suas últimas considerações sobre o desenvolvimento do Bitcoin no começo de 2011 e desde então nunca mais foi visto online.
Os bitcoins de Satoshi, avaliados em mais de 1,1 milhões de moedas, permanecem imóveis até os dias atuais. Apesar de evidências de quem poderia ser Satoshi existam, não há de fato nenhuma prova definitiva sobre sua identidade.