Hong Kong apresenta projeto de moeda digital

Uma colaboração entre o BIS Innovation Hub Hong Kong Centre, a Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA) e o Instituto de Pesquisa de Ciência e Tecnologia Aplicada de Hong Kong produziu um protótipo da próxima moeda digital de Hong Kong, anunciou o BIS.

O Project Aurum é um sistema de moeda digital do banco central, uma CBDC que compreende um sistema interbancário e um sistema de carteira eletrônica de varejo, explicou a instituição financeira internacional em um comunicado de imprensa esta semana.

Os participantes da Aurum querem lançar dois tipos diferentes de tokens digitais. 

O primeiro tipo será uma moeda digital intermediada, enquanto o segundo será uma stablecoin apoiada pela CBDC circulada no sistema interbancário. 

O BIS comentou:

“Este último é único no estudo da CBDC até o momento. Privacidade, segurança e flexibilidade são essenciais para o sistema.”

“Dar vida às stablecoins apoiadas pela CBDC nunca foi feito antes e, portanto, sentimos que isso pode complementar o crescente corpo de pesquisa sobre stablecoins do setor privado”, elaboram os autores do projeto. 

Eles explicam ainda que, em contraste com as stablecoins privadas, os saldos das stablecoins da Aurum são reconciliados, versus os saldos brutos de liquidação em tempo real do banco emissor com o banco central.

Os desenvolvedores acreditam que o sistema de stablecoins apoiadas pela CBDC pode ser usado pelas autoridades monetárias quando tentam elaborar as abordagens regulatórias em relação às stablecoins do setor privado, “especialmente ao procurar projetar métodos para verificar o lastro das stablecoins, uma estratégia altamente atual”. 

Assim como com sua moeda fiduciária, três das instituições financeiras de Hong Kong serão autorizadas a emitir moedas digitais apoiadas pelo Estado.

Hong Kong, um dos principais centros financeiros do mundo, vem intensificando esforços para alcançar outros na frente de desenvolvimento da CBDC, incluindo a China continental, que vem expandindo o piloto do yuan digital (e-CNY). 

A região administrativa especial chinesa começou a explorar a emissão de sua própria CBDC em março de 2021.

Em setembro deste ano, a HKMA disse que estava se preparando para testar uma versão digital do dólar de Hong Kong (e-HKD) nos próximos meses. 

A autoridade monetária também participou de transações transfronteiriças de CBDC com o Banco Popular da China e os bancos centrais da Tailândia e dos Emirados Árabes Unidos.

Qual sua opinião? Deixe na seção de comentários abaixo.

Leia mais: Paraguai avança na regulação da mineração de Bitcoin

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon dezembro 24, 2024

Brasileiros trocaram investimentos tradicionais por criptos, diz ANBIMA

Escrito por Thiago Barboza
Lançamentos de NFTs: o que esperar este fim de ano?
icon dezembro 19, 2024

Lançamentos de NFTs: o que esperar este fim de ano?

Escrito por Thiago Barboza
Natal em cripto: como o mercado reage à temporada de festas
icon dezembro 25, 2024

3 principais altcoins para investir no Natal de 2024

Escrito por Thiago Barboza