O HSBC, uma das maiores instituições financeiras do mundo, anunciou que pretende lançar uma plataforma para negociação de ouro tokenizado. A instituição planeja emitir os ativos em plataforma própria, enquanto o metal será guardado pelo banco em cofres em Londres.
O HSBC está seguindo os passos de outras grandes instituições financeiras, como a Paxos e a Tether Limited. A Paxos é a empresa responsável pela gestão e emissão do Paxos Gold (PAXG), enquanto a Tether disponibilizou no mercado o Tether Gold (XAUT).
Cada criptoativo emitido pelo banco será lastreado em 0,001 onças troy de ouro. Dessa forma, será possível obter exposição ao metal sem a necessidade de realizar grandes aportes.
Tokenização de ativos
A tokenização de ativos consiste em registrar em blockchain a propriedade de bens e ativos financeiros. Por sua vez, esses tokens podem ser transferidos de forma semelhante às criptomoedas tradicionais, como bitcoin e ether.
O processo de tokenização pode ter grande impacto para os mercados financeiros globais, visto que esta tecnologia tem o potencial de reduzir custos de transação, bem como aumentar a liquidez potencial dos mercados.
Atualmente, o maior mercado para tokenização de ativos são as stablecoins, que são atreladas a moedas de governos. O Dólar Tether, a maior stablecoin do mercado, possui uma capitalização atual superior a US$ 85 bilhões.