Igreja Universal de Edir Macedo ajudou a divulgar suposta pirâmide com Bitcoin em seus altares

igreja-universal-edir-macedo-criptomoeda-bitcoin-golpe-airbitclub-piramide-roubo

A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) comandada por Edir Macedo, dono da TV Record, teria cedido seus altares para que líderes da AirBit Club, suposta pirâmide financeira, divulgassem o negócio que ficou famoso no Brasil fazendo diversas vítimas.

Na segunda-feira (03), o Twitter do jornal The Intercept relembrou uma reportagem que revela ligações entre a IURD e a empresa de criptomoedas investigada pelo Ministério Público e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por estelionato.

Os repórteres Yuri Ferreira e Paulo Victor Ribeiro compareceram a um culto da Universal no ano passado, no qual o bispo teria repetido diversas vezes que “do lado de fora [da igreja], estariam esperando oportunidades financeiras revolucionárias”.

Ao saírem, foram abordados por promotores da AirBit Club, empresa que dizia ser o “maior clube de investimentos em criptomoedas do mundo”.

Gabriel Fonseca Reis, conhecido como “Garoto Bitcoin”, seria um dos líderes do negócio. O jovem que se tornou o “rosto da prosperidade” na igreja, é filho de uma obreira da Universal e iniciou sua carreira em outra empresa investigada pelo MP por suspeita de pirâmide.

A Superintendência Financeira da Colômbia já atentou para a possibilidade da AirBit Club se tratar de um “esquema piramidal” e afirmou que a atuação da empresa é ilegal no país.

No Brasil, sem informações concretas sobre a identidade dos fundadores ou CNPJ da empresa que está presente em diversos países, investidores reclamam das dificuldades para sacar seus valores, falta de transparência quanto às taxas, ausência de contratos e pressão para conseguir novos membros para aplicarem no esquema.

A Igreja Universal, por outro lado, já foi acusada diversas vezes de lavagem cerebral, induções a erro, coação e manipulação.

Recentemente, o negócio de Edir Macedo foi condenado pela Justiça a devolver R$ 19.980,00 de um casal de idosos de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

Em busca de um milagre, Domingos de Deus Corrêa e Socorro dos Santos Corrêa venderam o carro e juntaram o valor integral da aposentadoria de Domingos para doar para a instituição religiosa.

“Ao acordar da lavagem cerebral que o Pastor lhe fez e percebendo que tinha sido ludibriado, procurou a Igreja Ré para receber seu dinheiro de volta por diversas vezes, porém, todas foram infrutíferas, razão pela qual não lhe restou alternativa senão o ajuizamento da presente ação”, afirmou o advogado do casal, Eric Wanderbil de Oliveira, à revista ‘Fórum’.

A IURD também corre o risco de ser proibida de atuar em Angola devido a acusações de discriminação contra africanos, evasão de divisas e de obrigar membros da instituição a fazerem vasectomia e castração química.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Bitcoins hoje
icon junho 6, 2025

Mineradora de ouro adota Bitcoin como ativo estratégico

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza
PolitiFi: Trump e Melania lançam memecoins antes da posse; entenda
icon junho 9, 2025

Memecoin da briga Musk x Trump explode

Escrito por Thiago Barboza