Inflação na Argentina atinge 100% e é a maior em 30 anos

O Instituto Nacional de Estatística e Censo da Argentina divulgou os números da inflação. Segundo o relatório mensal de fevereiro, o IPC atingiu 6,6%, número superior aos 6% registrados em janeiro. 

A alta foi causada principalmente pelo aumento dos preços de alimentos e bebidas, que cresceram 9,8%, atingindo o bolso dos argentinos. Dentro desse setor, as carnes lideraram a alta, com preços subindo mais de 30%.

A inflação atingiu níveis recordes anuais, com os preços subindo 102,5% A/A, o maior número em mais de 30 anos. 

Os economistas preveem uma nova aceleração para março, o que frustraria as expectativas do governo de manter o IPC abaixo de 100% para 2023.

A inflação da Argentina é a segunda mais alta da América Latina, atrás apenas da Venezuela, que atingiu 155,8% em outubro.

Economistas locais expressaram sua preocupação com a aceleração dos preços no país, pedindo mudanças nas políticas econômicas do governo de Alberto Fernandez. 

Martin Vauthier, economista da Anker Latam afirmou:

“É necessário um programa de estabilização com um forte componente fiscal, uma taxa de câmbio compatível com o acúmulo de reservas e uma política monetária consistente que sirva para reverter as expectativas e recompor a demanda por moeda.”

O chefe de pesquisa da Ecolatina, Santiago Manoukian, também declarou:

“A principal preocupação é que a alta tenha sido puxada por alimentos e bebidas, com maior impacto na cesta de consumo das famílias mais pobres.”

A alta de preços na Argentina está levando alguns varejistas a fixar preços em dólares americanos para evitar reajustes constantes, fenômeno que também é comum na Venezuela.

Leia mais: Bancos dos EUA estão com prejuízo de US$ 600 bilhões

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Google Cloud se torna principal validador na blockchain desta altcoin
icon novembro 7, 2024

Google Cloud se torna principal validador na blockchain desta altcoin

Escrito por Sabrina Coin
icon novembro 6, 2024

O que ocorrerá se Trump comprar Bitcoin para os EUA?

Escrito por João Victor
Arkham Intelligence lança plataforma de trading
icon novembro 7, 2024

Arkham Intelligence lança plataforma de trading

Escrito por Sabrina Coin