Grandes empresas e investidores institucionais agora acumulam mais de 193 mil bitcoins através dos ETFs aprovados nos Estados Unidos. Dados de relatórios dos ETFs apontam que 1179 instituições obtiveram exposição à criptomoeda através dos fundos.
Estes 193 mil bitcoins representam cerca de 20% do total de quase 1 milhão de bitcoins mantidos pelos ETFs de BTC dos EUA. Ao longo dos meses, diversas instituições de grande porte obtiveram exposição ao bitcoin, incluindo bancos, fundos de pensão, empresas de investimento e outros.
Até mesmo o fundo de pensão do estado do Wisconsin realizou a aquisição de cerca de US$ 163 milhões em bitcoin.
ETFs de BTC
O IBIT, que já é o maior fundo de BTC do mercado, é também o ETF mais buscado pelos investidores institucionais. Dos 193 mil bitcoins, 71 mil pertencem ao IBIT. O GBTC da Grayscale segue a lista com 44 mil bitcoins de institucionais.
O GBTC já estava no mercado há vários anos. No entanto, o fundo foi rapidamente ultrapassado pelo IBIT, que é gerenciado pela BlackRock.
Os ETFs de BTC estão desempenhando um papel fundamental na precificação da criptomoeda. Os movimentos de preço do BTC estão agora mais alinhados com a entrada e saída de moedas dos ETFs.
Potencialmente, os ETFs poderão acumular milhões de moedas ao longo dos anos. Estes instrumentos permitem a exposição ao BTC sem a necessidade ou possibilidade de realizar a auto custódia.