Depois dos bancos americanos, chegou a hora das instituições brasileiras entrarem para o time das criptomoedas e o primeiro da lista é o Itaú. A instituição financeira anunciou, nesta quarta-feira (14) que passará a oferecer investimentos em criptomoedas a seus clientes VIPs do Itaú Personnalité.
Divulgada nas redes sociais do banco a informação logo se alastrou. Além disso, a novidade se tornou pauta de um episódio do podcast do Itaú Personnalité “Investidor em Foco”.
Durante o episódio, o banco falou pela primeira vez sobre criptomoedas e o mercado blockchain. Além disso, destacou que a partir de agora, seus clientes poderão investir no primeiro ETF de criptomoedas criado pela gestora Hashdex, o Hashdex Nasdaq Crypto Index.
Vale destacar que o Itaú é um dos três bancos escolhidos para fazer parte da coordenação da oferta ao lado do BTG Pactual (SA:BPAC11) e do Genial.
Além disso, o ETF da gestora já foi aprovado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Entretanto, ele ainda não estreou na bolsa de valores. Portanto, vale ficar de olho na movimentação prevista para acontecer em 22 de abril.
Investimento em criptomoedas facilitado pelo Itaú
Stefano Sergole, diretor de distribuição da Hashdex, falou detalhes, durante o podcast, sobre o lançamento do ETF e ressaltou que este é um grande marco para a indústria de criptomoedas.
“É um marco para a Hashdex também ter essa parceria com o Itaú. E a gente imagina que essa parceria vai ser de muito longo prazo e tende a ser muito positiva,” disse Sergole.
Em relação a oferta do investimento em criptomoedas, Eric Altafim, head de produtos do Itaú BBA, pontuou que o Itaú está estudando detalhadamente o mercado de criptomoedas.
Segundo ele, o objetivo principal é oferecer essa opção de investimento a todos os clientes.
“Está crescendo muito esse mercado. E a gente tem cada vez mais clientes nos questionando sobre a possibilidade de ter algum grau de exposição a criptomoedas,” explicou.
Nesse sentido, Altafim informou que o Itaú busca atender o cliente de uma maneira totalmente diferenciada. Ou seja, da maneira na qual ele busca por atendimento. Por isso, a distribuição do ETF da Hashdex que este cliente investir será feita diretamente no Nasdaq Crypto Index (NCI).
O índice citado tem desenvolvimento feito pela Nasdaq em parceria com a Hashdex. O mesmo é composto por Bitcoin, Ethereum, Stellar, Litecoin, Bitcoin Cash e Chainlink.
Além disso, é importante saber que faz-se trimestralmente o rebalanceamento do índice. Cada detalhe é considerado com base no desempenho dos criptoativos.