A secretária do Tesouro, Janet Yellen, se posicionou, nesta quinta-feira (9) contra a inclusão do Bitcoin e outras criptomoedas nos planos de aposentadoria. Nesse momento ela os chamou de “investimento muito arriscado”.
Esse comentário, e mais outros ocorreram em um evento do jornal The New York Times em Washington, no qual Yellen estava presente.
O conteúdo dito pela secretária veio em resposta a uma pergunta sobre o anúncio da Fidelity, uma empresa de investimentos americana, em abril passando. No comunicado, a companhia informou de que permitirá que os trabalhadores economizem até 20% de seus fundos de aposentadoria em Bitcoin.
“Não é algo que eu recomendaria para a maioria das pessoas que estão economizando para a aposentadoria”
O Departamento do Trabalho dos EUA já havia sinalizado sua oposição à Fidelity, em permitir o Bitcoin em contas de aposentadoria, dizendo terem “graves preocupações” com a decisão.
Em contraparte, os republicanos da Câmara dos Deputados, no mês passado, procuraram proteger essa possibilidade com um projeto de lei, que pode impedir uma proibição federal de aposentadoria em criptomoedas.
No evento em Washington, Yellen continuou dizendo que achava que seria “legítimo” se o Congresso decidisse aplicar regras aos planos de aposentadoria que recebem termos fiscais favoráveis.
“Para mim, é um investimento muito arriscado.”
Janet Yellen ainda diz : “Se o Congresso quisesse se envolver na legislação nessa área e dissesse: ‘demos incentivos fiscais para 401(k)s e planos de aposentadoria, e queremos regular a forma que essa economia pode assumir’, na minha opinião isso seria ser legítimo. Não estou dizendo que estou recomendando.”
Mercado cripto e Janet Yellen
Apesar de dizer, em 2018, não ser fã das criptomoedas, recentemente ela fala que existem alguns benefícios na tecnologia, incluindo a inovação advinda da mesma.
A opinião da secretária tem sido dúbia pelo decorrer dos anos, porém esse tipo de colocação mostra que também não é contra ao advento das criptomoedas e suas possibilidades.
Isso se confirma ao fato de Janet afirmar que, o colapso da UST, stablecoin do projeto Terra (LUNA), não apresenta nenhum risco sistêmico ao sistema financeiro tradicional.
Porém, por garantia, pediu que o Congresso Americano, aprove até o fim do ano, uma legislação para stablecoins.
Acompanhemos os próximos passos dessa questão em território americano.
LEIA MAIS: Queda de preço do Ethereum barateia placas de vídeo