Javier Milei foi eleito o novo presidente da Argentina neste domingo (19/11) com cerca de 56% dos votos. Notavelmente, Milei é um simpatizante vocal do Bitcoin e do mercado de criptomoedas, e promete promover políticas econômicas radicais para acabar com a hiperinflação que o país vem passando nos últimos anos.
Javilei Milei, que é economista de formação, se auto declara “anarcocapitalista” a longo prazo, mas a curto prazo se define como libertário. Milei derrotou Sergio Massa na corrida presidencial, que é o atual ministro da economia da Argentina.
Propostas de Javier Milei para Argentina
As principais promessas de Javier Milei para a Argentina estão relacionadas a melhorar as condições econômicas gerais do país. Milei promete acabar com a alta inflação através da dolarização da economia, bem como por meio da promoção de um livre mercado de moedas na Argentina.
Milei também prometeu promover uma redução massiva do estado argentino como forma para colocar em dia as contas do estado. Esta redução começará com a diminuição do número de ministérios e deve se estender a uma reforma mais profunda no estado argentino.
Como Milei é adepto das ideias liberais, libertárias e anarcocapitalistas, espera-se que ele promova políticas que visem aumentar a liberdade econômica, que estimulem o empreendedorismo e que reduzam o poder e as atribuições do estado.
Javier Milei e o Bitcoin
Javier Milei é um simpatizante aberto do Bitcoin. Em entrevista ao jornal Clarín, o novo presidente da Argentina disse que “o Bitcoin é a reação natural ao golpe dos bancos centrais” e que a criptomoeda “devolve dinheiro ao seu criador original, que é o setor privado”.
Diana Mondino, amiga pessoal de Milei que o ajudou na sua campanha, também afirmou no X (Twitter) que a Argentina deve se tornar um “paraíso para o Bitcoin”, caso o candidato saísse vitorioso da corrida presidencial:
“Eles já tentaram [o aniquilar], mas o cabelo dele funciona como um capacete à prova de balas. Argentina em breve será um paraíso Bitcoin”.
Max Keiser, baleia do Bitcoin com contato direto com o governo de El Salvador, publicou no Twitter que foi autorizado a viajar à Argentina representando o país latino para falar sobre Bitcoin. Keiser destacou que também vai convidar Milei para uma visita presidencial à El Salvador:
“Senhor Presidente, @nayibbukele. Temos seu OK – para a equipe #Bitcoin voar para a Argentina, representando #ElSalvador, e convidar Javier Milei para jantar no Palácio Presidencial aqui e conversar sobre BITCOIN com você e a equipe.”
Ainda não está claro se Milei possui planos diretos de adotar o bitcoin como moeda na Argentina, ou se pretende usar a criptomoeda como ativo de reserva, como está fazendo El Salvador.