Javier Milei inicia ajuste fiscal na Argentina e peso se desvaloriza 50%

Javier Milei entregou um primeiro pacote de medidas fiscais para conter a crise econômica e a hiperinflação enfrentada na Argentina. As medidas iniciais incluem uma nova cotação para o peso argentino, que vai se desvalorizar mais de 50% no câmbio oficial.

As medidas incluem:

-Nova cotação oficial do dólar em 800 pesos

-Suspensão de licitações e obras públicas não iniciadas

-Redução do subsídio ao transporte e eletricidade

-Diminuição dos recursos às províncias

-Suspensão da publicidade do governo por 1 ano

-Não renovação de contratos de trabalho com menos de 1 ano

-Redução pela metade do número de ministérios e de secretarias

-Priorizar certos programas sociais em relação a outros

-Desburocratização das importações

As medidas devem ajudar a conter parcialmente o déficit fiscal e os problemas econômicos do país. A Argentina vem passando por uma inflação anual de cerca de 140%, com 40% da população vivendo na linha da pobreza. 

“Não existe solução sem atacar o déficit fiscal. A solução implica um ajuste no setor público, que cairá sobre o Estado, e não sobre o setor privado”, afirmou Javier Milei.

Também foi ordenado o fim do home office nos cargos públicos e que houvesse um inventário sobre os cargos e contratos vigentes nos ministérios. Conforme relatado pela mídia local, há um temor de demissões no funcionalismo.

Milei destacou anteriormente que as medidas iniciais seriam necessárias para retirar o país da atual situação:

“Isso impactará de modo negativo a atividade, o emprego, a quantidade de pobres e indigentes. Haverá estagflação [situação em que há estagnação da economia e inflação alta], mas é algo muito diferente do que tivemos nos últimos 12 anos. Será o último gole amargo para começar a reconstruir a Argentina”.

Ainda não está claro quando Javier Milei vai iniciar os planos de dolarização do país. Espera-se também que o novo presidente promova a adoção do Bitcoin e das criptomoedas na Argentina. Milei afirmou que pretende promover um livre mercado de moedas no país, e já declarou publicamente ser favorável ao bitcoin. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon abril 10, 2025

Bitcoins Hoje dispara com suspensão das tarifas de Trump

Escrito por Thiago Barboza
icon abril 9, 2025

Banco BV entra na era da tokenização e lança token RWA

Escrito por Thiago Barboza
Stablecoins
icon abril 7, 2025

Reguladores recuam? SEC classifica stablecoins cobertas e aumenta clareza regulatória

Escrito por Thiago Barboza