Iniciada em junho, a Bitcoin Academy encerrou suas atividades com uma grande surpresa em bitcoin para os alunos.
Os participantes foram surpreendidos na última quarta-feira (07) com US$ 1.000 em bitcoin, através de airdrops no Cash App, Muun Wallet. Outras carteiras que representam a academia também foram usadas.
Gratuita e disponível exclusivamente para residentes das Marcy House, complexo habitacional onde Jay-Z cresceu nos EUA, a iniciativa educacional teve como objetivo principal promover a inclusão financeira e a educação de grupos carentes.
Todo o programa, bem como seu airdrop, foi financiado por Jay-Z e Jack Dorsey, os fundadores do projeto.
Levando educação para as pessoas carentes
Flexível e acessível, a Academy deu oportunidade para diversas pessoas, como Mariela Regalado, que soube do programa através de uma carta que chegou pelo correio e pode participar graças à assistência infantil gratuita oferecida.
Além disso, a Academy contou com uma parceria com a T-Mobile, onde mais de 100 aparelhos MiFi foram garantidos aos alunos, bem como smartphones para os residentes que precisavam dos aparelhos para participar.
Os cursos foram ministrados pessoalmente, mas também foram gravados e disponibilizados on-line para os residentes da Marcy.
Alguns dos temas incluíam: “Riqueza e bens”, “Por que a descentralização é importante”, “Como se proteger contra golpistas”, “Bitcoin & Impostos”, “Carreira em cripto”, entre outros.
O instrutor da Academy e fundador da Black Bitcoin Billionaire, Lamar Wilson, comentou que o programa representa uma continuação do que ele tem trabalhado desde 2013. Ou seja, garantir educação financeira e inclusão aos menos favorecidos.
“Porque eu entendo a informação e posso compartilhá-la em um vernáculo que outros podem entender, especialmente as pessoas de onde eu venho, sinto que é quase minha obrigação garantir que eu leve a informação para eles, e não é para recomendá-los a comprar bitcoin ou tentar fazê-los investir todo o seu dinheiro ou qualquer coisa do gênero.
É, na verdade, a gente fornecendo as informações e permitindo que as pessoas, como seres muito inteligentes, tomem suas próprias decisões.”
Anteriormente, na divulgação do projeto, Jack Dorsey havia publicado informações que também seguem esse ponto de vista.
“O Bitcoin está se tornando uma ferramenta crítica para muitos na África e na América Central e do Sul. Acreditamos que o mesmo potencial existe dentro das comunidades nos EUA. Nosso objetivo é provar que tornar ferramentas poderosas mais disponíveis para as pessoas lhes permite construir uma maior independência.
A educação é por onde começamos. Não se trata apenas de bitcoin… trata-se de pensamento a longo prazo, economias locais e autoconfiança. Os cursos são gratuitos para todos que residem em Marcy, incluindo crianças. E para facilitar ainda mais, estamos fornecendo dispositivos e planos de dados para todos os que precisam deles.”
O que será da Bitcoin Academy a partir de agora?
Esta não é a primeira vez que Jay-Z e a The Shawn Carter Foundation dedica seus esforços para levar inclusão financeira e a educação para grupos carentes.
Por isso, mediante ao sucesso da Bitcoin Academy, a ideia é “expandir para outros bairros em breve.”
Em nota compartilhada com o Business Insider, a Sra. Gloria Carter, mãe de Jay-Z, presidente e cofundadora de The Shawn Carter Foundation afirmou:
“Os residentes de Marcy apareceram. As mais de 350 pessoas que participaram das aulas da Bitcoin Academy nos informaram que esta educação é importante para eles.
Sou muito grata à comunidade que se uniu para fazer isto acontecer, e especialmente a todos os participantes das aulas, que agora estão mais capacitados para tomar suas próprias decisões financeiras com maior conhecimento.”
LEIA MAIS: Golpistas aproveitam lançamento do iPhone 14 para roubar criptomoedas