O jornal de Hong Kong, The Apple Daily, publicou recentemente um anúncio incentivando os leitores a abandonar bancos e migrar para o Bitcoin (BTC).
Além da manchete “o Bitcoin nunca irá te abandonar”, o anúncio diz:
“Bancos, hoje vocês não estão me deixando, estou me livrando de vocês”, conforme reportou o Zycrypto.
A propaganda continha também o símbolo do bitcoin e um texto dizendo o quanto a moeda é descentralizada, e que não pode ser controlada por um governo ou empresa.
O texto também comentou do Bloco Gênesis e a crise financeira de 2008, época da criação do bitcoin.
O Apply Daily, é um jornal independente com sede em Hong Kong que também se tornou notícia quando o CEO, Jimmy Lai, foi preso em 10 de agosto por violar a Lei de Segurança Nacional.
Larry Salidra, fundador da New Internet Labs, compartilhou no twitter o anúncio do jornal dizendo “Bom dia Hong Kong! #Bitcoin está aqui para você”.
Good morning Hong Kong!#Bitcoin is here for you. pic.twitter.com/vJPVm85pAC
— Larry Salibra (@larrysalibra) August 24, 2020
O anúncio teve como alvo os bancos da cidade, uma vez que estão reprimindo os clientes que apoiam a independência de Hong Kong.
A agitação em Hong Kong sobre a Lei de Segurança Nacional, que faria com que os cidadãos de Hong Kong perdessem seus direitos e ficassem sob a rígida legislação da China, se imposta, já dura um ano.
Algumas pessoas questionaram como o dólar de Hong Kong poderia ser trocado por criptomoeda, dada a situação atual do país.
Em resposta, um usuário inferiu que as exchanges de criptomoedas estrangeiras e as exchagens P2P são usadas para dar suporte ao ecossistema, além de usar dinheiro físico.
Entretanto, não é surpreendente que alguns estejam encontrando alívio no Bitcoin, já que a cidade luta contra censura.
Algumas pessoas não querem que o bitcoin se torne uma ferramenta política, um usuário no Twitter comentou que, no final das contas, o bitcoin é agnóstico em termos de crenças, não importa para a criptomoeda se você é pró ou anti, pois todos podem usar.