Justiça dos EUA avalia acusações contra Binance e CZ

Os promotores do Departamento de Justiça dos EUA estão considerando apresentar acusações criminais contra a exchange de criptomoedas Binance e executivos individuais, incluindo o CEO e fundador Changpeng Zhao (CZ), de acordo com a Reuters.

Os promotores estão divididos sobre se devem agir agressivamente contra a bolsa ou levar tempo para revisar mais evidências, disse a publicação, citando quatro fontes familiarizadas com o assunto.

As possíveis acusações estão relacionadas a uma investigação iniciada em 2018 e focada na conformidade da Binance com as leis e sanções contra lavagem de dinheiro. 

Os promotores de três escritórios do Departamento de Justiça estão supostamente envolvidos: a Seção de Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos (MLARS), o Gabinete do Procurador dos EUA do Distrito Oeste de Washington e a Equipe Nacional de Execução de Criptomoedas.

Os advogados de defesa da Binance realizaram reuniões com funcionários do DOJ, incluindo possíveis acordos judiciais, com a Binance argumentando que um processo criminal teria efeitos negativos em um mercado de criptomoedas que já se recuperava de várias falências.

Em uma declaração compartilhada no Twitter, a Binance afirmou que “a Reuters errou novamente” e que a exchange não tem “nenhuma visão sobre o funcionamento interno do Departamento de Justiça dos EUA.

Em uma declaração ao Decrypt, um porta-voz da Binance disse que, “como foi amplamente divulgado, os reguladores estão fazendo uma revisão abrangente de todas as empresas de criptomoedas.” 

“Essa indústria nascente cresceu rapidamente e a Binance mostrou seu compromisso com a segurança e conformidade por meio de grandes investimentos em nossa equipe, bem como nas ferramentas e tecnologias que usamos para detectar e impedir atividades ilícitas.”

Em 2021, um relatório da Bloomberg revelou que a Binance estava sob investigação do DOJ e do IRS, com funcionários que normalmente lidam com lavagem de dinheiro e crimes fiscais supostamente envolvidos na investigação. 

Não está claro se o relatório da Reuters se refere à mesma investigação.

Na época, a Binance divulgou uma declaração no Twitter afirmando:

“Levamos nossas obrigações legais muito a sério e nos envolvemos com reguladores e autoridades policiais de maneira colaborativa. Trabalhamos muito para construir um programa de conformidade robusto que incorpora princípios e ferramentas anti-lavagem de dinheiro usados ​​por instituições financeiras para detectar e lidar com atividades suspeitas.”

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Grayscale lista 20 criptomoedas promissoras para 2025
icon dezembro 31, 2024

Grayscale lista 20 criptomoedas promissoras para 2025

Escrito por Thiago Barboza
Banco Central da Rússia pode reconhecer criptomoedas como ativo legal em breve
icon dezembro 26, 2024

Rússia adota Bitcoin para transações internacionais

Escrito por Thiago Barboza
Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais
icon dezembro 31, 2024

Liqi lança novos tokens com rendimentos de até 177% do CDI; Saiba mais

Escrito por Thiago Barboza