O Neuralink, um chip cerebral ainda em desenvolvimento por uma empresa de Elon Musk, chamou muita atenção em um vídeo onde um macaco com o implante no cérebro consegue jogar pong, um videogame dos anos 70, apenas com a sua mente.
Confira o vídeo na íntegra:
“Com o macaco, calibramos o decodificador mapeando os padrões de atividade neural para movimentos reais do joystick. No entanto, não poderemos usar essa estratégia para pessoas com paralisia”, afirmou a empresa em um comunicado.
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, é conhecido por seus projetos futuristas desenvolvidos por suas empresas. Os planos ambiciosos do bilionário parecem desafiar os limites do conhecimento e inteligência humana: colonização de Marte, carros elétricos, implantes cerebrais e não para por aí.
O Neuralink, que atualmente está sendo testado em animais, pretende criar uma interface digital para a mente humana, para que ela possa, por exemplo, interagir digitalmente utilizando o cérebro, ou mesmo jogar videogames, como o macaco do vídeo.
Esta pode ser também a tecnologia base para um metaverso ultra-imersivo, uma vez que poderá potencialmente permitir o controle dos avatares com a mente, ou até mesmo sensações mais complexas, como cheiro ou mesmo dor, uma vez que o chip pode estimular certas partes do cérebro.
Contudo, o projeto também terá importantes aplicações na medicina. O Neuralink pretende devolver movimentos a pessoas com paralisia, além de ajudar no tratamento de doenças psicológicas.
“Nosso primeiro objetivo é devolver às pessoas com paralisia sua liberdade digital, comunicar mais facilmente por meio de texto, seguir sua curiosidade na web, expressar sua criatividade por meio de fotografia e arte e, sim, jogar videogames.”
Segundo Elon Musk, o desenvolvimento vai permitir que utilizemos a internet e o mundo digital com muito mais velocidade, que ainda é limitado pelo corpo humano.
Qual sua opnião sobre este projeto? Deixe na seção de comentários abaixo.
Leia mais: Os Simpsons previram o metaverso e o fim de todas as criptomoedas (veja o vídeo)