Mapa interativo permite acompanhar a mineração de Bitcoin ao redor do mundo

O instituto de pesquisa Cambridge Centre For Alternative Finance (CCAF), da Universidade de Cambridge, lançou um mapa interativo que permite que os usuários acompanhem a mineração de bitcoin ao redor do mundo.

O mapa mostra a média de distribuição mensal da taxa de hash Bitcoin por diferentes países. Para conseguir isso, pesquisadores usaram dados de geolocalização (endereços de IP) dos pools de mineração BTC.com, Poolin e ViaBTC.

mineração-bitcoin-criptomoedas-mapa-china-btc-halving-notícias-blockchain-tecnologia
Imagem: Reprodução

No Twitter, o instituto declarou que essa “é a primeira vez que esses dados são disponibilizados e exibidos graficamente”, acrescentando que isso:

“Proporciona maior transparência e imagem fiável da indústria de #criptomoedas para investidores, decisores políticos, investigadores acadêmicos e público em geral.”

De acordo com os dados no mapa, a China segue ocupando o primeiro lugar em termos de mineração de Bitcoin, com 65% de taxa de hash mundial e uma longa folga de distância de outros países, como os EUA em segundo lugar, com 7,24%.

Logo depois vêm a Rússia e Cazaquistão, com 6,90% e 6,17%, respectivamente, seguidas da Malásia e Irã, com 4,33% e 3,82%.

Bitcoin-hash-rate-ranking-mapa-interativo-blockchain-criptomoedas-btc
Imagem: Reprodução

O mapa interativo criado pelo instituo faz parte do CBECI – um índice que visa fornecer uma estimativa em tempo real do uso anual total de eletricidade da rede Bitcoin, lançado em meados de 2019.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza