Mark Cuban pede ofensiva da Coinbase para com a SEC

O empresário Mark Cuban, pediu hoje à exchange de criptomoedas Coinbase para “ir à ofensiva” contra a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) depois que a agência supostamente ameaçou processá- la por causa de um novo produto financeiro.

“Brian, isso é ‘Regulamento via Litígio'”, postou Cuban para o CEO e fundador da Coinbase, Brian Armstrong. “Eles não são capazes de resolver isso sozinhos e têm medo de cometer erros ao fazê-lo. Eles deixam isso para os advogados. Apenas as pessoas que você não quer que afetem as novas tecnologias. Você tem que continuar a ofensiva. “

Na narrativa da Coinbase, a empresa tem adotado uma abordagem mais colaborativa, reunindo-se com os reguladores por meio ano na tentativa de obter a aprovação de seu produto Lend – apenas para ser impedida por uma agência que irá julgar a legalidade do produto, mas não compartilhará o raciocínio por trás da decisão.

O Coinbase Lend, que foi anunciado pela primeira vez em junho, mas ainda não foi lançado, é um produto que promete aos detentores de stablecoin USDC na Coinbase 4% de retorno sobre suas economias. A exchange planeja expandir o programa para outras moedas. É semelhante aos produtos BlockFi e Celsius, que oferecem rendimentos de juros elevados em certas criptomoedas, incluindo Bitcoin e Ethereum.

Preston Byrne, um advogado proeminente no meio das criptomoedas, argumentou em um tweet que os produtos que oferecem rendimento são títulos de acordo com a lei dos EUA, embora ele também argumente que os EUA deveriam mudar suas regras em torno dessas plataformas de empréstimos peer-to-peer. Vários reguladores de valores mobiliários concordam com essa argumentação. A BlockFi recebeu cartas de cessar e desistir ou mostrar a causa de cinco estados sobre suas contas de juros. 

De acordo com o Diretor Jurídico da Coinbase, Paul Grewal, a SEC emitiu à empresa um aviso da Wells informando a bolsa que a Comissão planejava processar. Isso é contraproducente, escreveu Grewal: 

“A orientação formal da SEC sobre como eles pretendem aplicar os testes de Howey e Reves a produtos como o Lend seria uma grande ajuda para regular nossa indústria de uma forma responsável. Em vez disso, o aviso de Wells da semana passada nos diz que a SEC prefere pular essas etapas regulatórias básicas e ir direto ao litígio. “

Cuban tem uma história com a SEC. Em 2013, ele ganhou um processo de insider trading movido contra ele pela agência. Cuban se recusou a fazer um acordo, como faz a maioria dos sujeitos das ações de fiscalização da SEC, em vez disso, optou por ir a julgamento e gastar US$ 12 milhões antes de ser exonerado por um júri. 

Qual sua opinião sobre a atitude da SEC?

Leia mais: Minerei bitcoin por 30 dias com uma RX 580 (4gb), olha no que deu

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF
icon novembro 20, 2024

Cofundador da FTX, Gary Wang, escapa de prisão após colaboração em julgamento de SBF

Escrito por Sabrina Coin
Bitcoin bate ATH de US$ 76.900 após Fed reduzir a taxa de juros pela segunda vez consecutiva
icon novembro 20, 2024

ETFs de Bitcoin acumulam 9 mil moedas em um dia

Escrito por João Victor
China
icon novembro 22, 2024

Presidente da China agora é favorável ao Bitcoin, afirma CEO da Bitcoin Magazine

Escrito por João Victor