Mastercard usará NFTs para compensar emissão de carbono

O novo projeto da gigante de pagamento Mastercard, pretende utilizar NFTs para compensar emissão de carbono. A empresa está desenvolvendo parcerias para produzir essa neutralidade de carbono com NFT, os tokens não fungíveis. 

De acordo com o chefe de ativos digitais e blockchain da Mastercard, Ashok Venkateswaran, a empresa está trabalhando para o monitoramento da pegada de carbono de seus parceiros. 

“Estamos desenvolvendo parcerias com empresas em potencial que estão produzindo essa neutralidade de carbono, crédito de carbono, por assim dizer. E à medida que construímos esse relacionamento, podemos adquirir esses créditos de carbono.”, afirma Venkateswaran.

Além disso, a empresa quer capacitar diretamente os consumidores a fazer compras para compensar as emissões de carbono, e escolher produtos que sejam melhores para o meio ambiente.

Mastercard usará NFT

A Mastercard afirma que seu sistema fornece detalhes para que seus clientes possam escolher produtos mais ecológicos, interagindo com seus créditos de carbono diretamente relacionados, representados por NFT

Venkateswaran diz que a solução, além de permitir rastrear a emissão de carbono do processo de produção, ajuda também a mapear os níveis de produção individual. Fornecendo ao cliente uma prova das emissões de carbono que compensaram. 

Portanto, cada vez que o sistema é utilizado, o cliente está utilizando ou devolvendo um determinado número de créditos, marcados com NFTs específicos, de forma que haja um impacto direto no meio ambiente. 

A solução tem como objetivo principal utilizar a blockchain para ajudar as marcas a rastrear sua cadeia de suprimento e mostrar a proveniência e o caminho de produção dos produtos aos consumidores. 

Estratégia multi-blockchain da Mastercard 

Recentemente, a empresa decidiu trabalhar com a ConsenSys e incrementar sua “estratégia multi-blockchain” usando ConsenSys Quorum. Buscando alavancar a tecnologia dessa infraestrutura de rede usando o Quorum para criar sua própria infraestrutura. 

Por fim, segundo o vice-presidente executivo de Ativos Digitais e Produtos e Parcerias Blockchain da Mastercard, Raj Dhamodharan, “a mudança acelerada de serviços financeiros para blockchain continua a remodelar empresas, governos e pessoas que realizam transações em tempo real em todo o mundo”. 

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

ethereum hoje
icon junho 12, 2025

O jogo vira: Ethereum é a bola da vez

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 12, 2025

SocGen lança stablecoin lastreada em dólar

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza