O fundador da Pantera Capital, Dan Morehead, está prevendo uma correção nos mercados de ações e um desempenho relativo superior dos criptoativos.
Morehead afirmou por meio da plataforma de mídia social X que acredita que o S&P500 está “massivamente sobrevalorizado” e deve cair 23%.
O investidor, que supervisiona US$ 4,2 mil bilhões em ativos na Pantera, afirmou que o banco central dos Estados Unidos provavelmente terá de continuar a aumentar as taxas de juro face ao aumento da inflação salarial e a uma onda de greves de trabalhadores nos EUA.
Morehead destaca que o SP&500 e os mercados gerais de ações podem passar por um período de lateralização:
“Outro resultado possível é um período muito longo de preços estáveis. Há dois períodos de aproximadamente 13 anos em que as ações não subiram:
Agosto de 2000 – fevereiro de 2013
Novembro de 1968 – agosto de 1982
Esse é o meu ‘melhor cenário’.
E então, para completar os cenários, posso definitivamente ver uma hipótese de as acções reverterem para o prémio de risco médio das ações que experimentamos em ambientes como este – taxas crescentes.
Esses dois períodos tiveram uma média de +2,25% acima dos rendimentos dos títulos. Se as ações fossem reavaliadas para esse valor, cairiam 43%.”
Apesar do cenário negativo para ativos de risco, o investidor acredita que criptoativos devem se beneficiar, a medida que a adoção institucional segue crescendo:
“Blockchain é uma classe de ativos de trilhões de dólares. A maioria das instituições tem exposição essencialmente zero no momento. Acredito que eles deveriam aumentar para alguns por cento.”