A MetaMask se tornou uma das carteiras digitais de criptomoedas mais populares e usadas no mundo todo, especialmente no ecossistema Ethereum. Contudo, muitos ainda se perguntam se usar MetaMask é seguro de verdade.
Afinal, será que a resposta para isso é positiva ou negativa? Em nossa análise, tudo indica que sim, o app da carteira MetaMask é seguro. Porém, é claro, também existem algumas desvantagens em seu uso. Para entender tudo sobre essa wallet extremamente popular, continue lendo nossa análise.
O que é a MetaMask?
Desenvolvida pela empresa de ConsenSys no ano de 2016, a MetaMask nasceu com o foco principal no desenvolvimento de sistemas feitos com blackchain. Resumidamente, a MetaMask é uma carteira digital de criptomoedas do tipo carteira “quente” ou hot wallet, o que significa que ela precisa de uma conexão com a internet para funcionar.
Com a facilidade de uso própria da rede Ethereum, a MetaMask queria permitir que os usuários armazenassem, enviassem e recebessem Ether (ETH) de forma simples. Com essa utilidade, a plataforma foi lançada. E, desde então, a MetaMask cresceu muito e se tornou uma ferramenta relevante para investidores e pessoas envolvidas no ecossistema de blockchain e hoje é considerada a melhor carteira de criptomoedas do mercado.
Como funciona a MetaMask?
A MetaMask funciona como um intermediador para armazenar, enviar e receber criptoativos de outras carteiras digitais. Ela também é útil para a interação com aplicações descentralizadas. Além disso, o app MetaMask oferece várias funções que auxiliam na operação de quem lida com criptomoedas na sua rotina.
A MetaMask é totalmente compatível com a Ethereum e isso possibilita a integração com várias outras redes, como, por exemplo, a Binance Smart Chain e também o Polygon. Além disso, também existe o suporte Ether (ETH), o que é fundamental para gerenciar vários tokens, em especial ERC-20, ERC-721, entre outros. Desse modo, alguns exemplos de criptomoedas suportadas seriam ETH, USDT, SHIB, USDC, WBTC, MKR, LINK, UNI, AAVE, etc.
Em resumo, a MetaMask fará toda a intermediação. Desse modo, ela torna o acesso mais fácil a corretoras de criptomoedas descentralizadas, plataformas de DeFi e jogos de blockchain.
Para que serve essa carteira de criptomoedas?
A MetaMask cumpre o papel de uma ponte entre o usuário e as criptomoedas. Ela é uma carteira em que o usuário vai armazenar seus ativos. De forma bem resumida, utilizando a MetaMask, qualquer usuário poderá armazenar e transferir suas criptomoedas, sem a necessidade um intermediário.
Vantagens e desvantagens da MetaMask
A MetaMask é uma carteira com muitas funcionalidades, bem como versatilidade e acessibilidade. Isso faz dela uma das carteiras de criptomoedas mais famosas do mercado, entretanto, ainda precisa evoluir em alguns pontos. Confira a nossa análise de prós e contras da carteira:
Vantagens:
- Possui aplicativo gratuito: o app MetaMask é seguro e está disponível grátis para iOS e Android.
- Oferece criação de múltiplas carteiras: é possível criar e fazer a gestão de várias carteiras somente por um aplicativo.
- Oferece controle total das chaves privadas: indo na contramão de carteiras centralizadas (como as de exchanges), os usuários da MetaMask possuem total controle sobre suas chaves privadas — é a chamada e tão importante autocustódia.
- Reputação reforçada pelos mais de 30 milhões de usuários.
Desvantagens:
- Suporte: o primeiro ponto negativo é o suporte, que tem muitas limitações. Desse modo, se você precisar de alguma ajuda, será necessário procurar respostas em comunidades de especialistas ou por conta própria.
- Interface difícil: embora seja bastante funcional, a tela do usuário da MetaMask não é das mais intuitivas, principalmente para os iniciantes.
- Impossível trocar a senha: o usuário só consegue trocar a senha através da sua chave de segurança. Não é possível redefinir de outra maneira.
Usar a carteira MetaMask é seguro?
A pergunta se utilizar a MetaMask é seguro é muito simples de responder: sim, é seguro. Aqui estão algumas razões para isso:
- Tem código aberto — isso traz transparência e envolve a comunidade no desenvolvimento contínuo do projeto.
- Frases/Seeds de recuperação — formas de garantir o acesso e segurança da sua conta, especialmente quando guardada offline.
- Senhas reforçadas — as senhas criadas pelo usuário devem ser fortes e em cada dispositivo é possível criar uma diferente.
No entanto, lembre-se que se trata de uma wallet autocustodial. Em outras palavras, isso exige que o próprio usuário seja responsável por manter suas senhas e principalmente as sementes de recuperação sempre seguras. Caso contrário, não será possível ter acesso à conta.
Nesse sentido, a própria carteira gera uma frase de recuperação que contem 12 palavras. Ela poderá ser utilizada tanto para quem perdeu a senha e quer redefinir, como também para quem perdeu ou quer trocar um dispositivo. Em suma, é primordial guardá-la em um local extremamente seguro, de preferência fora da Internet.
Por fim, a MetaMask não oferece atendimento ao cliente. Diante de qualquer problema que envolva a recuperação de senhas, o próprio usuário terá de resolver. Embora pareça estranho para iniciantes, isso faz parte da liberdade oferecida pelo universo cripto.
Reputação no Reclame Aqui
Apesar de popular, a MetaMask não possui um perfil oficial no Reclame Aqui, plataforma voltada para avaliações de clientes no mercado brasileiro. Entretanto, para afirmar que usar MetaMask é seguro, é bom observar que ela já conta com mais de 30 milhões de usuários pelo mundo. Ademais, a sua frequente recomendação por parte de vários especialistas também corrobora uma boa e inegável reputação.
Como abrir uma conta na MetaMask e começar a operar
Finalmente, veja o passo a passo para criar a sua conta na MetaMask:
- Adicionando a extensão ou baixando App: O primeiro passo é baixar a extensão MetaMask no seu navegador (Chrome, Firefox, Brave) ou fazer o download do aplicativo. (Android ou iOS);
- Criando uma carteira: Após esse processo, basta selecionar a opção “Criar Nova Carteira” e criar uma senha forte para sua conta;
- Gerando a frase de recuperação: A MetaMask gerará uma frase de recuperação de 12 palavras. Com isso, salve-a em um local seguro. Você precisará dela para tudo;
- Adicionando fundos: Por fim, após criar a carteira, você pode adicionar fundos enviando criptomoedas de outra carteira ou comprando diretamente na MetaMask.
Como enviar criptomoedas para a MetaMask
Feita a criação da conta, enviar criptomoedas para a MetaMask se torna um processo relativamente simples. Veja o passo a passo:
- Abra a MetaMask: garanta que sua carteira MetaMask está instalada e configurada corretamente;
- Copie o endereço de recebimento: Após a instalação, vá em “Receber” e copie o endereço carteira que deseja receber;
- Acesse a carteira de origem: Faça login na carteira ou exchange de que você quer transferir para a MetaMask;
- Adicione o endereço da carteira: No campo endereço de destino da transação, você vai colar o seu endereço da MetaMask;
- Escolha a quantidade: Por fim, após isso, o que resta é definir o valor que você transferirá e confirmar a realização da operação. Analise muito bem as taxas de transação, que podem variar conforme a rede;
- Aguarde a confirmação da transação: Dependendo da rede, pode levar alguns minutos. Os fundos vão aparecer na sua carteira MetaMask.
Como retirar criptomoedas da carteira MetaMask
Quer retirar suas criptomoedas da carteira MetaMask? O processo é bem parecido com o de envio. Veja como fazer:
- Abrindo sua carteira MetaMask: Antes de tudo, abra a carteira e faça login na sua conta;
- Clique em “Enviar”: Escolha a opção “Enviar” na interface da MetaMask;
- Insira o endereço de destino: Copie o endereço da carteira para a qual deseja enviar os fundos e cole no campo que pede o destino;
- Escolha a quantidade: Selecione o valor que deseja retirar da sua carteira;
- Faça a confirmação: Por fim, após verificar todas as informações, incluindo as taxas de transação (taxa de rede), você já pode confirmar a retirada;
- Aguarde a confirmação: Da mesma forma do processo de envio, basta aguardar o tempo de confirmação. Ele varia conforme a rede utilizada.
Quais são as taxas da carteira e app MetaMask?
Em primeiro lugar, as taxas da MetaMask variam conforme a rede blockchain utilizada. Toda vez que você realiza uma transação, especialmente quando falamos da rede Ethereum, serão cobradas taxas que podem aumentar conforme a alta demanda.
Além dessas taxas da plataforma, a carteira também cobrará uma pequena taxa de serviço ao realizar swaps de tokens na plataforma. Isto é, o valor exato depende da demanda na rede no momento da transação.
Vale a pena usar a carteira MetaMask?
Em resumo, sim, a carteira MetaMask vale a pena e é uma das opções mais relevantes da atualidade. Durante toda a nossa análise e testes da MetaMask, pudemos observar uma carteira prática e segura que conta com código aberto, frases de recuperação e senhas separadas para cada acesso.
Mas, é extremamente importante saber que a sua segurança depende também da gestão da sua chave de segurança. O aplicativo da MetaMask é seguro, porém, seus ativos são de sua responsabilidade e você não conseguirá recuperar, caso não tenha mais acesso.