Ministério Público Federal começa a investigar a Minerwolrd

pirâmide world way capital golpe bitcoin

Uma decisão do Ministério Publico Federal afirmou que  a própria entidade começou a investigar as atividades da Minerworld e de todos os envolvidos no processo.

O processo, que corre em segredo de justiça e que o Cointelegraph teve acesso, foi assinado pelo Subprocurador-Geral da República da 2º Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho. O documento diz que:

“De acordo com os elementos coligidos nos autos, verifica-se que a empresa investigada ostenta, a princípio, características de pirâmide financeira, que se utiliza da notoriedade que a criptomoeda Bitcoin atualmente ostenta, para atrair investidores em busca de retorno financeiro desproporcional ao praticado habitualmente pelo mercado financeiro. Contudo, também há informações que a empresa investigada teria captado capital de terceiros com o objetivo de minerar a referida criptomoeda e, ao revés disso, teria lançado outra criptomoeda falsa na Suíça, havendo indícios do cometimento do crime de Evasão de divisas (Lei nº 7.492/86, art. 22)”

Em seguida, o relator do documento ainda detalhou que:

“apenas com o aprofundamento das investigações é que se poderá ter a exata dimensão dos fatos, do funcionamento das operações e os eventuais delitos perpetrados pelos representantes da empresa noticiada”

Para seguir as persecuções penais do processo, o procurador afirmou que:

“a designação de outro membro do Ministério Público Federal para prosseguir na persecução penal (…) Remetam-se os autos ao Procurador-Chefe da PR/RJ, para as providências pertinentes, cientificando-se o Procurador da República”



A Minerworld teve inicio em 2014 e é considerado um dos maiores golpes, no Brasil, usando a criptomoeda Bitcoin. O suposto golpe prometia rendimentos acima de 100% do valor investido e afirmava fazer mineração da criptomoeda no Paraguai. A Minerworld tem sido investigada desde 2017 e a não homologação do caso significa que eles ainda serão investigados, só que agora pelo Ministério Publico Federal.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

IOF
icon junho 10, 2025

IOF: Governo recua em aumento geral e mira apostas online para equilibrar contas

Escrito por Thiago Barboza
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
stablecoins
icon junho 12, 2025

Dólar digital: pagamentos com stablecoins transformam mercado

Escrito por Thiago Barboza