O Ministro do Tesouro e Finanças da Turquia, Mehmet Şimşek, fez uma análise sobre o comportamento dos investidores individuais no país e falou sobre os perigos associados às criptomoedas.
Durante sua declaração, Şimşek disse que existem 22,1 milhões de contas relacionadas a ativos digitais em todo o território turco.
Ao comentar sobre a natureza das criptomoedas, o ministro descreveu esses ativos como “basicamente um software” e apontou a ausência de respaldo concreto por trás deles.
Segundo Şimşek, o Bitcoin (BTC) e as altcoins são criados a partir de algoritmos desenvolvidos por indivíduos que posteriormente vendem esses produtos.
“Alguém senta, escreve um algoritmo e vende para você. Essa é a essência”.
Para Şimşek, a bolsa de valores apresenta uma alternativa mais segura em comparação ao mercado cripto, pois ações representam uma forma de parceria em empresas que possuem bens reais.
“Pelo menos, na bolsa de valores, existe um ativo real”.
Criptomoedas na Turquia
O Garanti BBVA Kripto, um dos maiores bancos privados da Turquia, realizou uma parceria com duas gigantes da tecnologia, Ripple e IBM, para levar maior segurança e eficiência às operações de negociação e custódia de ativos digitais realizadas pela instituição.
O banco fará a implementação de uma infraestrutura avançada que busca elevar os padrões de proteção para os usuários.
Com a integração de tecnologias desenvolvidas pela Ripple e pela IBM, o Garanti BBVA Kripto pretende oferecer serviços robustos e seguros a uma base inicial de 14 mil clientes, que serão contemplados após uma fase de testes bem-sucedida.
O projeto combina a experiência de mercado da Ripple com os recursos tecnológicos da IBM para construir um sistema que prioriza a segurança em todas as etapas de operação.
Entre as melhorias, está o uso de ferramentas avançadas de criptografia de dados, ambientes de clients isolados para minimizar riscos e a adoção de Módulos de Segurança de Hardware (HSM), equipamentos essenciais para alcançar certificações de segurança e prevenir possíveis vulnerabilidades no sistema.