O WeChat, aplicativo de mensagens instantâneas utilizado na China, foi subitamente inundado com capturas de tela do Yuan Digital, criado pelo Banco Central da China, conforme reportou o Decrypt.
A diretora executiva de fusões e aquisições da exchange de criptomoedas Binance, Ling Zhang, compartilhou as imagens pela primeira vez nesta terça-feira (14).
“Parece que o teste do aplicativo de carteira está disponível para download. Quatro cidades estarão disponíveis para o teste, incluindo Shenzhen, Chengdu, Suzhou e Xiongan. Interessante que Xiongan, a nova área em nível estadual, é um dos primeiros lotes das cidades de trilhas”.
Seems that testing wallet app is available for download. 4 cities will be available for the trial to begin with, including Shenzhen, Chengdu, Suzhou and Xiongan. Interesting that Xiongan, the newly state-level new area is one the first batch of the trails cities. #DC/EP pic.twitter.com/960poROFIo
— Ling Zhang (@lingzh1220) April 14, 2020
Segundo Ling, o aplicativo está disponível em quatro cidades selecionadas para realizar os testes.
Trata-se de uma implementação bastante direta, que inclui uma carteira e uma maneira de transferir a moeda digital, com um scanner de QR Code.
Matthew Graham, CEO da Sino Global Capital, explicou que o aplicativo usa a tecnologia NFC, possivelmente útil para áreas rurais ou não conectadas.
“A primeira impressão é que o aplicativo parece liso, é um trabalho profissional no sentido técnico do Vale do Silício”, disse Matthew.
A China parece estar acelerando o desenvolvimento do Yuan digital, apesar da crise do coronavírus.
Em março, o Banco Central da China teria supostamente concluído o desenvolvimento das funções básicas da moeda e já havia passado a elaboração de leis para sua implementação.
A China acredita que acelerar o desenvolvimento da moeda digital, pode ajudar a transformar uma crise em oportunidade, já que a criptomoeda é vista como uma ferramenta mais conveniente para traduzir a política de taxa de juros zero e negativa de um Banco Central em Bancos Comerciais.
É uma estratégia importante a moeda digital da China para dar ao RMB chinês a vantagem no desenvolvimento econômico internacional.