Moeda lastreada em ouro do Zimbabwe é uma ameaça financeira, afirma FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) pediu às autoridades monetárias do Zimbábue que considerem cuidadosamente os benefícios de emitir uma moeda digital lastreada em ouro versus os riscos potenciais para a economia. 

Em vez de se apressar para emitir os tokens de ouro, o credor global afirmou que as autoridades deveriam considerar a liberalização do mercado de câmbio do país.

As observações do FMI ocorreram poucos dias depois que o Reserve Bank of Zimbabwe (RBZ) começou a emitir a moeda digital lastreada em ouro. As moedas digitais lastreadas em ouro são uma tentativa do RBZ de desacelerar a demanda local por dólares americanos.

A alta demanda pelo dólar versus sua oferta limitada no mercado formal impulsionou a queda da moeda local no mercado paralelo de pouco mais de 1:1000 no início de 2023 para cerca de  1:2000 no final de abril. 

No ano passado, o RBZ respondeu à desvalorização da moeda local elevando a taxa de referência. Durante o mesmo ano, o banco central revelou moedas físicas de ouro que, segundo ele, funcionariam como uma reserva alternativa de valor.

No entanto, depois que o RBZ começou a circular a moeda digital lastreada em ouro, um porta-voz do FMI alertou sobre vários riscos que essa moeda digital traria.

“Uma avaliação cuidadosa deve ser realizada para garantir que os benefícios desta medida superem os custos e riscos potenciais, incluindo, por exemplo, riscos macroeconômicos e de estabilidade financeira, riscos legais e operacionais, riscos de governança, custo da reserva cambial perdida”, disse o porta-voz.

Além de liberalizar o mercado de câmbio, o porta-voz do FMI teria dito às autoridades monetárias do Zimbábue que se apegassem a outras soluções convencionais que incluem a manutenção de uma política monetária rígida.

O alerta do FMI marca a segunda vez que a instituição de Bretton Woods castiga um país africano por adotar uma abordagem não convencional de gestão de moeda. 

Em 2022, o FMI alertou para um risco à estabilidade financeira depois que a República Centro-Africana adotou o bitcoin. 

Avisos semelhantes foram emitidos para El Salvador depois que se tornou a primeira nação a declarar o curso legal do bitcoin.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 6, 2025

JPMorgan aprofunda vínculo com criptomoedas

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 12, 2025

Ethereum hoje: staking atinge máxima histórica com valorização

Escrito por Thiago Barboza
Ethereum hoje
icon junho 14, 2025

DeFi impulsiona ativos com linha de crédito bilionária

Escrito por Thiago Barboza