Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, afirmou recentemente no X (antigo Twitter) que as moedas fiduciárias de governo são uma fraude em uma resposta a um meme.
O perfil Wall Street Silver publicou um meme com a frase: “O que é um golpe tão normalizado que nem percebemos mais que é um golpe?”. Em resposta, musk afirmou:
“Moeda fiduciária”.
O que é moeda fiduciária?
Uma moeda fiduciária se refere a uma moeda emitida por governo que possui curso forçado. Isso significa que as pessoas são obrigadas a aceitar aquela moeda em um determinado território para realizar trocas e negócios.
Com elas, os governos têm ainda mais capacidade para taxar, vigiar e emitir dívidas. Além disso, a impressão de dinheiro sem lastro é algo comum em moedas fiduciárias, processo que provoca inflação com o tempo.
As moedas fiduciárias são o oposto das criptomoedas, que são descentralizadas e voluntárias. Além disso, a emissão das criptomoedas como bitcoin, bitcoin cash e monero é controlada e previsível.
Elon Musk e as criptomoedas
Elon Musk está envolvido publicamente com o mercado de criptomoedas desde 2021. A Tesla, maior montadora de carros do mundo, comprou bitcoin para seu caixa corporativo em janeiro de 2021. Além disso, Musk vem afirmando ser um entusiasta do dogecoin há alguns anos.
Esta não foi a primeira vez que Musk criticou as moedas fiduciárias. Em 2021, Musk afirmou:
“Quando a moeda fiduciária tem juros reais negativos, só um tolo não procuraria outro lugar”.
Segundo o bilionário, “o Bitcoin é quase tão ruim quanto a moeda fiduciária”. No entanto, ele acrescentou:
“A verdadeira batalha é entre a moeda fiduciária e as criptomoedas. No geral, apoio o último.”