Algumas horas atrás, foi publicado um artigo no blog da Nasdaq sobre Bitcoin e criptomoedas, explicando seus prós e contras para um público que ainda não está familiarizado com o assunto.
O artigo, cujo título é “Bitcoin e criptografia: fraude ou o futuro?”, responde a três perguntas, a saber:
- O Bitcoin é um esquema Ponzi?
- O Bitcoin ameaça o dólar americano?
- Qual é o aspecto mais interessante do Bitcoin para especuladores?
A Nasdaq vem listando fundos baseados em Bitcoin há algum tempo, incluindo 3iQ na Nasdaq em Dubai. Isso obviamente sugere que a equipe por trás do índice da bolsa de valores está otimista sobre o Bitcoin e certamente não o vê como um esquema Ponzi.
Pelo contrário, o autor do artigo sugere que o blockchain tem muitas aplicações e que a Prova de Trabalho, que é o método de consenso no qual a tecnologia por trás do Bitcoin se baseia, é o que torna o BTC seguro e, portanto, apesar dos detratores, é obviamente fora de questão que se trata de um golpe bem organizado.
O que é especialmente interessante, entretanto, é a resposta à segunda pergunta, quando o autor do artigo explica que há “chance virtualmente zero de que as criptomoedas desloquem o dólar americano”.
Em vez disso, o artigo sugere que o Bitcoin
“É mais apropriadamente visto como uma competição por um complemento do ouro. Na verdade, contra a intuição, vemos o Bitcoin como um suporte ao dólar americano”.
Bitcoin e ouro de acordo com o Nasdaq
Chamado de “ouro digital”, certamente não é a primeira vez que alguém compara o Bitcoin ao ouro. Mas recentemente, uma análise de James Gard publicada na Morningstar, argumentou que os dois ativos poderiam de alguma forma coexistir um ao lado do outro por algum tempo, coexistindo dentro do sistema financeiro do futuro.
Regulamento Bitcoin
Outro ponto interessante no artigo publicado na Nasdaq também é sobre regulamentação, explicando que a regulamentação adequada poderia facilitar a adoção em massa de criptomoedas:
“O regulamento pode ser igual à aceitação. Isso abre o caminho para a adoção institucional. A má regulamentação é um risco, mas uma regulamentação adequada poderia facilitar a adoção em massa
Por fim, o relatório mostra como o Bitcoin é um ativo que não está correlacionado ao mercado de ações ou aos hedges de ações.
LEIA MAIS: ‘Proibições de criptomoedas’ estão se tornando menos perceptíveis nos movimentos do mercado