A Mastercard firmou uma parceria com o provedor de pagamentos Mercuryo para lançar o Spend, um cartão de débito de criptomoedas. O grande diferencial deste cartão é a sua capacidade de realizar pagamentos através de uma carteira auto custodial.
Este recurso permite que os investidores permaneçam no controle dos seus ativos digitais. Isto impede, por exemplo, que as criptomoedas sejam bloqueadas pela instituição financeira.
O cartão está agora disponível para clientes europeus. Porém há planos para expansão para outras regiões. O cartão também conta com integração com Apple Pay e Google Pay.
O cartão conta com uma taxa de emissão de € 1,60, manutenação mensal de € 1 e uma taxa de saque de 0,95%.
Mastercard e o mercado de criptomoedas
O Mastercard é um dos maiores processadores de pagamentos do mundo. A empresa conta com mais de 1 bilhão de clientes em mais de 210 jurisdições. Ao longo dos anos, o Mastercard se envolveu em diversos projetos relacionados ao mercado de criptomoedas.
A Mastercard já lançou outros cartões de débito com suporte para criptomoedas no passado. Estes instrumentos de pagamento fornecem uma ponte entre o mercado de criptoativos e o mundo fiat.
Apesar do envolvimento da empresa no setor, o CEO da Mastercard, Michael Miebach, criticou o setor no passado:
“Acho que a criptomoeda é lixo… A ideia de moeda anônima produzida por pessoas que precisam minerá-la, cujo valor pode flutuar muito – isso para mim não é a forma como qualquer meio de troca merece ser considerado […]”.
Leia mais: Mastercard vai integrar seus cartões a criptomoedas, por enquanto somente na Ásia