Os golpistas estão utilizando uma versão falsa da página da Ripple no Medium, para roubar dinheiro de vítimas inocentes, conforme reportou o Cryptonomist.
Tradicionalmente, esses golpes são organizados postando no Medium usando perfis falsos de pessoas famosas ou projetos de criptomoedas conhecidos, com a solicitação de envio de moedas para obter retorno mais alto.
Contudo, os criminosos conseguiram criar uma cópia idêntica da página Medium da Ripple. O golpe foi descoberto ao verificar o endereço, onde fica claro que não é realmente o blog da Ripple, mas um site registrado na Rússia.
A página foi bem elaborada, com muitas informações detalhadas sobre datas, número e processos.
A denúncia foi feita através do twitter, o perfil “PandaRippleXRP”, alertou sobre o golpe e a página falsa da Ripple.
“?ALERTA DE SCAMMER?
Retuitem e compartilhem!!! Recentemente, recebi um e-mail altamente convincente que me levou a um blog de ofertas “Ripple official” que parecia realmente legítimo.
@Ripple NUNCA fará a oferta #XRP ou quaisquer incentivos relacionados !!! Fique atento a essa fraude !!!
#XRPCommunity”
?SCAMMER ALERT?
MUST retweet & share!!!I recently received a highly convincing email which brought me to a “Ripple official” giveaway blog which look really legit.@Ripple will NEVER do #XRP giveaway or any related incentives!!!
Stay vigilant of such scam!!!#XRPCommunity pic.twitter.com/SYDGUbLLkJ
— ?PandaRippleXRP? (@RipplePandaXRP) May 28, 2020
O post do blog falso é referente a um lançamento de 2 bilhões de XRP iniciado em 28 de maio. Para participar, o post dizia que o usuário deve registrar o seu endereço da Ripple, para então ser “verificado” e declarado elegível para o lançamento.
Entretanto, não existe o lançamento da criptomoeda, o que é solicitado é simplesmente para conectar a RippleNet, inserir o endereço XRP e aguardar a mensagem de confirmação.
Os criminosos operam por e-mail, enviando uma mensagem que aparentemente pode enganar alguém, mas que na verdade esconde o vírus.
O golpe foi elaborado com tanta perfeição, que um site de informações sobre o mercado cripto, publicou a notícia acreditando que o lançamento era real e legítimo.