Donald Trump venceu esta corrida eleitoral nos Estados Unidos. Até o momento, Trump conta com 277 delegados, contra 224 de Kamala Harris, segundo dados em tempo real do The Associated Press (AP).
Os mercados estão em euforia, com as criptomoedas disparando. Donald Trump, por sua vez, fez uma série de promessas para o mercado de criptomoedas, que incluem a criação de uma reserva estratégica de bitcoin para os cofres do governo.
Mas afinal, o que ocorrerá se o governo dos Estados Unidos começar a comprar bitcoin?
Dólar lastreado em Bitcoin
Lastrear o dólar americano em bitcoin e outros ativos fortes era uma promessa de campanha de Robert Kennedy Jr, que perdeu esta corrida eleitoral. A promessa de Trump é mais conservadora, e envolve o uso do bitcoin como um ativo de reserva.
No entanto, uma aquisição significativa de moedas pode ter impacto direto na economia dos Estados Unidos e na cotação do dólar americano. Caso o governo dos EUA acumule grandes quantidades de BTC, a cotação do dólar tenderá a seguir o desempenho do BTC.
Portanto, uma corrida de alta para o bitcoin seria seguida por uma apreciação em relação ao real brasileiro e a outras moedas nacionais.
É importante destacar que o bitcoin é ainda pequeno em relação ao dólar americano. A moeda dos Estados Unidos conta com uma base monetária cerca de 20x maior do que a principal criptomoeda do mercado.
Neste contexto, é necessário uma apreciação considerável do preço para que o governo dos EUA acumule quantidades relevantes de moedas.