A exchange de criptomoedas OKX desenvolveu o “X Layer”, uma solução de camada 2 na rede Ethereum, a segunda maior rede blockchain do mercado.
A testnet da solução de escalonamento foi lançada em novembro de 2023, tendo sido construída com o da Polygon Chain Development Kit (CDK). Este kit de ferramentas permite que os desenvolvedores construam suas redes usando tecnologia de conhecimento zero.
O diretor de marketing da OKX, Haider Rafique, explicou que a empresa construiu sua rede de camada 2 porque acredita que “a melhor maneira de alcançar a adoção convencional é ajudar a dimensionar a maior comunidade Web3 existente, o Ethereum, em vez de competir com ela”.
Consequentemente, a empresa busca alavancar as comunidades Polygon e Ethereum para trazer seus 50 milhões de usuários para a rede.
A plataforma já desfruta de algum nível de adoção, com mais de 200 aplicações descentralizadas, incluindo nomes famosos como Etherfi, Chainlink, Curve Finance, Eigen Layer e Renzo Protocol, baseadas nela.
Rafique acrescentou:
“Agora que a rede pública X LAYER está ativa, nosso foco é integrar o maior número possível de desenvolvedores e usuários. Nosso objetivo é agregar valor, fornecendo uma experiência contínua e eficiente na rede, para incentivar e facilitar novas inovações baseadas nas tecnologias L2 e ZK.”
Além disso, o token OKB será usado para pagamentos de gás na rede de camada 2. O lançamento desta mainnet desencadeou um aumento positivo no valor do OKB, registando um aumento de 5%, apesar da recessão prevalecente no mercado que afeta os ativos digitais de grande capitalização.