A Opera Software anunciou esta semana o lançamento de um navegador com recursos voltados para amantes de criptomoedas, tokens não fungíveis e demais ativos digitais.
O novo Opera Crypto Browser já vem com uma carteira digital integrada. Além disso, o navegador também da suporte a aplicativos descentralizados. O objetivo é facilitar a experiência do usuário na chamada Web3.
A carteira embutida no Opera Crypto Browser terá suporte a dezenas de redes blockchain como a Ethereum, Bitcoin, Binance, Solana e Polygon. Assim, com o novo navegador será possível acessar seus criptoativos ou NFTs sem a necessidade de instalar extensões.
A princípio, com a carteira também será possível negociar moedas digitais, fazer envio de ativos para outras pessoas e verificar o saldo em tempo real. A Opera promete uma área de transferência segura que impedirá o acesso de outros apps ao copiar e colocar dados.
Com o navegador será mais fácil navegar na chamada Web3. Essa nova internet tem como foco a descentralização dos serviços. Além disso, ela facilita a posse de bens digitais, como obras de arte, músicas ou itens virtuais.
Novo Opera trará notícias do mercado
O novo navegador Opera trará uma guia nomeada de Crypto Corner, com as últimas notícias sobre blockchain e novidades relacionadas ao universo cripto. A proposta é parecida com a GX Corner, do navegador Opera GX, dedicado ao público gamer.
De acordo com a empresa, será implementado um padrão chamado Etherium Layer 2, mais eficiente em termos de energia e com desempenho superior às soluções existentes no mercado atual.
De acordo com Susie Batt, líder do ecossistema de criptografia da Opera, o novo navegador vai simplificar a nova era da internet para os usuários.
“Poucas experiências de navegação oferecidas hoje foram construídas com a intenção de colocar a Web3 no centro do palco e tornar as tecnologias blockchain compreensíveis e fáceis de usar”, diz Susie Batt.
Download do Opera Crypto Browser
O Opera Crypto Browser já está disponível para Android, Windows e Mac. Uma versão para iOS ainda está em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, a empresa disponibilizou oficialmente seu Crypto Browser para uso beta neste link.
Leia mais: Dados de 160 mil chaves PIX são vazados