Os ETFs spot de Ethereum, desde o seu lançamento, têm gerado preocupações quanto à sua viabilidade no mercado, ainda mais quando são comparados com os mesmos produtos do Bitcoin.
Segundo os dados da Galaxy Research, ao se considerar a capitalização de mercado do ETH e seus volumes de negociação em exchanges centralizadas, o desempenho dos ETFs da criptomoeda fica aquém das expectativas.
Diversos fatores contribuem para esse desempenho inferior. Um dos principais motivos é a ausência de opções de negociação com margem para os ETFs de Ethereum, o que diminui o apelo para investidores institucionais.
As mesas de operações primárias, essenciais para a liquidez e atividade de negociação desses fundos, atualmente não oferecem margem para esses produtos, o que limita grandes operações e, consequentemente, reduz o volume total negociado.
Além disso, a falta de opções de alavancagem tem desmotivado muitos traders em potencial.
Piorando ainda mais a situação, a análise do gráfico de preços diários do Ethereum tem mostrado uma tendência de baixa, com o preço da criptomoeda enfrentando resistência após a queda abaixo de US$ 3.000.
Esse cenário desfavorável pode estar afastando investidores de se envolverem com ETFs da altcoin, uma vez que estão associados a um ativo em declínio.