Pablo Marçal, empresário e candidato a prefeito de São Paulo, embarcou nesta terça-feira (05) para um encontro com Nayib Bukele, presidente de El Salvador. A viagem de Marçal faz parte da sua campanha eleitoral.
Nayib Bukele é presidente de El Salvador, primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda. Bukele, que está no seu segundo mandato, é provavelmente o político mais popular do mundo, com uma aprovação superior a 80%.
Dentre outras questões, Bukele se destacou por fazer de El Salvador um dos países mais seguros do mundo, praticamente zerando a criminalidade da região. Antes do governo de Bukele, El Salvador era assolada pelas gangues locais, conhecidas como pandillas.
Durante uma palestra, Marçal afirmou que gostaria de conhecer Bukele devido aos seus esforços para combater o crime organizado. Marçal citou um episódio onde Bukele ordenou bloquear o acesso à comida aos presos quando as padilhas começaram a atacar a população nas ruas de El Salvador.
Segundo relatos, Marçal também está buscando encontros com Javier Milei e Donald Trump, dois importantes nomes da política internacional.
Pablo segue empatado ou em primeiro lugar na maioria das pesquisas eleitorais para a prefeitura de São Paulo. Guilherme Boulos é o principal concorrente de Marçal.
Pablo Marçal e o Bitcoin
Apesar do apreço pelo governo de Nayib Bukele, Marçal definitivamente não é um entusiasta do Bitcoin. No passado, o empresário afirmou que a maioria das pessoas que “mexem com bitcoin” são bandidos:
“Deixa eu falar pra vocês, 99% dos caras que mexem com o Bitcoin são bandidos. Não perca seu tempo. Vai para economia real, tô falando sério.”
“Você nem sabe do que é lastreado, nem sabe o que é isso. Aí você vai lá e aposta com um cara, o cara vai lá e te engana porque você não entende de exchange, você não sabe onde ele tá pondo o dinheiro […]. Se você não entende de dinheiro, Bitcoin fica por último.”
Segundo Marçal, seu patrimônio está principalmente em imóveis e equity. Notavelmente, a viagem a El Salvador pode ser uma ótima oportunidade para o empresário entender mais sobre o Bitcoin.
Leia mais: El Salvador está lucrando US$ 265 milhões com investimento em bitcoin