País asiático deve restringir mixers de criptomoedas

As autoridades financeiras sul-coreanas estão considerando a introdução de medidas regulatórias específicas para misturadores de criptomoedas para conter o uso indevido desses protocolos para lavagem de dinheiro por organizações criminosas.

A Unidade de Inteligência Financeira (UIF) da Comissão de Serviços Financeiros da Coreia do Sul está a liderar a análise de potenciais quadros regulamentares.

Os mixers, ou coinjoins, fragmentam e misturam ativos digitais, redistribuindo-os em vários endereços, ofuscando assim o rastro de transações e identidades de usuários.

De acordo com um funcionário da UIF, a ausência de sanções específicas contra misturadores na Coreia do Sul levou a um risco significativo de serem utilizados para lavagem de dinheiro. 

Os regulamentos propostos podem restringir os prestadores de serviços de ativos virtuais a se envolverem em transações que passaram por mixers.

O professor Hwang Seok-jin, da Escola de Pós-Graduação em Segurança da Informação da Universidade Dongguk, enfatizou a importância de novas regulamentações para evitar o saque de ativos roubados por meio de bolsas e para manter a integridade do mercado.

Internamente, a urgência dessas medidas é impulsionada pela recente invasão da Orbit Bridge. Os hackers exploraram o protocolo para roubar cerca de US$ 81 milhões em vários ativos digitais, que se suspeita terem sido lavados por meio de misturadores.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

robôs, trading, bots de trading
icon junho 6, 2025

Bitcoin: futuro ameaçado pela Computação Quântica?

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza