Pela primeira vez na história, uma corretora de criptomoedas recebeu autorização nos Estados Unidos para se tornar um banco.
A exchange Kraken, uma das maiores do mundo, anunciou na última quarta-feira (17) que recebeu o aval do estado de Wyoming. A licença será reconhecida pela legislação federal e estadual.
Agora, clientes da empresa fundada em 2011 poderão realizar pagamento de contas e recebimento de salários em Bitcoin e outros criptoativos, assim como fazer transações bancárias entre os ativos digitais e moedas nacionais.
Com a autorização para formar a primeira Instituição Depositária de Propósito Especial (SPDI) do mundo, a Kraken passará pelo mesmo processo de regulamentação que os demais bancos americanos.
O banco, chamado Kraken Financial, também poderá fornecer serviços de recepção de depósitos, custódia e fiduciários para criptoativos, informa o comunicado.
A exchange disse que tomou a iniciativa para cumprir sua visão de se tornar a “ponte de confiança do mundo entre a criptoeconomia do futuro e o ecossistema financeiro existente de hoje”.
A novidade facilita o lançamento de novos produtos, como um cartão de débito de criptomoedas, uma conta com rendimentos, serviços de gerenciamento de conta, serviços de staking de criptomoeda e outros.
De acordo com o comunicado, no entanto, a Kraken Financial, como um banco, será obrigada a manter todas as suas reservas em moeda fiduciária.
“Se cada cliente exigisse saques em suas fiat no mesmo momento, a Kraken Financial seria capaz de cumprir cada saque imediatamente, independentemente de quantos empréstimos tivéssemos em aberto”, explica a empresa.
Inicialmente, os serviços do banco serão oferecidos apenas a residentes dos EUA, mas o plano é expandir os negócios futuramente.