O engenheiro e pesquisador Ivan Bogatyy recentemente publicou um relatório no qual alega ter quebrado a tecnologia de privacidade Mimblewimble usada por criptomoedas como Beam e Grin.
Segundo Bogatyy, tal tecnologia “não deve mais ser considerada uma alternativa viável ao Zcash ou ao Monero no que diz respeito à privacidade”.
A forte acusação é feita depois que o pesquisador conseguiu retirar o anonimato de 96% de todas as transações da criptomoeda Grin, executando apenas um nó a custo de cerca de US$ 60.
O ataque orquestrado por Bogatyy revela os endereços de remetente e destinatário nas transações, o que pode tornar o Mimblewimble obsoleto caso uma solução não seja encontrada.
No entanto, o pesquisador afirma que não há como consertar o problema, apontando que os desenvolvedores da tecnologia já sabem da viabilidade técnica de um ataque assim desde que ele publicou um tópico no Reddit sobre o assunto há um ano.
De acordo com Bogatyy, caso estivesse executando vários nós, ele poderia alcançar uma taxa de sucesso ainda maior do que os 96% registrados no ataque.
Sobre o anonimato, o pesquisador disse que é a criptomoeda que fornece o maior anonimato possível é o Zcash, pois seu conjuntoo de anonimato inclui todas as transações protegidas.
Depois o Monero, no qual os usuários deve escolher seu próprio conjunto de anonimato de tamanho 10 a 25 para qualquer saída não gasta existente em cadeia de transações de Bitcoin (UTXO).