Peter Schiff, um dos principais críticos do Bitcoin, revelou como perdeu seus BTCs após causar alarde na comunidade de criptomoedas no último domingo (19).
Chateado, o empresário norte-americano e defensor do ouro, que já chamou a criptomoeda de “pirâmide financeira” e “ouro de tolos”, havia dito que o motivo da perda teria sido um “defeito” na carteira que armazenava seus fundos – no caso, a Blockchain Wallet, criada pela Blockchain.com.
“Acabei de perder todos os Bitcoins que já tive. Minha carteira foi corrompida de alguma maneira e minha senha não é mais válida”, declarou. “Eu sabia que ter Bitcoin era uma má ideia, eu só nunca percebi que era uma ideia tão ruim.”
Entusiastas e personalidades importantes na cripto comunidade, como o CEO da Binance, Changpeng ‘CZ’ Zhao, e o analista Anthony Pompliano, não acreditaram na versão de Schiff.
Erik Voorhees, fundador e CEO da ShapeShift, que teria criado a carteira do empresário, foi um dos que alegou que Schiff teria esquecido a senha e nunca decorado a frase de recuperação.
Peter Schiff conta a verdade
Em meio a toda a confusão, o voraz crítico do Bitcoin seguia dizendo que não esqueceu a senha de sua carteira, mas, na noite passada (22), ele usou novamente sua conta no Twitter para revelar a verdade sobre como perdeu seus bitcoins:
“Meu mistério sobre o Bitcoin está resolvido. Eu confundi meu código PIN pela minha senha”, explicou. “Quando a Blockchain.com atualizou o aplicativo, eu fui desconectado da carteira.
My #Bitcoin mystery is solved. I mistook my pin for my password. When Blockchain updated their app I got logged out. I tired logging back in using my pin, which was the only “password” I had ever known or used. I also never had a copy of my seed phrase. Honest but costly mistake!
— Peter Schiff (@PeterSchiff) January 23, 2020
O empresário alega que tentou fazer login usando o código PIN, “que era a única ‘senha’ que eu sabia ou havia usado antes”, disse ele.
“Também nunca tive uma cópia da minha frase inicial. Um erro honesto, mas caro”, desabafou.
Na publicação, a maioria dos usuários publicou gifs e respostas debochando da situação. Um deles chegou a dizer:
“Uau, não posso acreditar que você admitiu isso publicamente. Qual é, cara! ‘Confundi meu PIN pela senha’.. Você dá conselhos de investimentos, cômico.”
Lol, I can’t believe you admit this publicly. I mean, what the hell man! ‘Mistook my pin for password’ come on mate! Damn, and you give investment advice, laughable!
— TzScanK1 (@ripcurldog) January 23, 2020
Contudo, embora o erro de Schiff seja um tanto vergonhoso, por sequer ter aprendido como a carteira funciona, usuários argumentam que Vorhees também deveria ter explicado que ao criar uma carteira Blockchain, deve-se cadastrar uma frase de recuperação – que é opcional no aplicativo.
Sendo assim, os desenvolvedores da própria carteira também precisam fazer mais para melhorar sua usabilidade e evitar que desastres como este voltem a ocorrer.