Polícia Coreana pede que exchanges congelem fundos da Luna Foundation

A Unidade de Investigação de Crimes Cibernéticos da Agência de Polícia Metropolitana de Seul, anunciou na segunda-feira que lançou uma investigação sobre um possível desvio de um funcionário da Terraform Labs, informou a mídia local.

Um funcionário da Agência de Polícia Metropolitana de Seul foi citado por Chosun afirmando:

“Recebemos informações de que há uma pessoa suspeita de desviar fundos corporativos que se acredita ser um funcionário da Terraform Labs.”

A polícia recebeu denúncias do suposto desfalque em meados deste mês e está investigando o caso. 

Como parte da investigação, a polícia planeja verificar os detalhes das transações em dinheiro e criptomoedas da Terraform Labs e da Luna Foundation Guard (LFG).

A polícia explicou que há evidências de que os fundos desviados fluíram para as contas da Fundação Luna. 

A unidade de crimes cibernéticos, portanto, solicitou que as principais exchanges domésticas de criptomoedas, como Upbit e Bithumb, congelem “urgentemente” as contas pertencentes à Luna Foundation Guard para evitar saques de fundos.

No entanto, o pedido de congelamento da polícia não é um assunto obrigatório de acordo com as leis e regulamentos coreanos, mas um assunto que precisa ser arbitrariamente realizado por cada exchange de criptomoedas. 

Portanto, não foi confirmado se os pedidos de congelamento foram realizados, informou a publicação.

A criptomoeda Terra (LUNA) e a stablecoin TerraUSD (UST) entraram em colapso no início deste mês depois que a UST perdeu sua paridade com o dólar americano.

Após o colapso, o governo coreano lançou uma investigação de emergência sobre as duas moedas e se reuniu com representantes das principais exchanges de criptomoedas do país para discutir medidas para evitar que incidentes semelhantes acontecessem.

Na semana passada, várias vítimas entraram com uma ação contra o CEO da Terraform Labs, Kwon Do-hyung (também conhecido como Do Kwon) com a Promotoria do Distrito Sul de Seul sob a acusação de violar a Lei sobre a Punição Agravada de Crimes Econômicos Específicos (fraude) e a Lei sobre o Regulamento de Receitas Similares.

Além disso, Do Kwon dissolveu a Terraform Labs Korea dias antes do colapso da LUNA e da UST. 

Enquanto muitos suspeitavam, Kwon afirmou que o momento era apenas “coincidência”. Ele também afirma que sua empresa não deve impostos ao governo coreano.

O bitcoin é negociado em cerca de US$ 29 mil, com queda de 1,51% nas últimas 24 horas.

Leia mais: Com Nubank comprando Bitcoin, Warren Buffett agora possui exposição ao criptoativo

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Ethereum valoriza mais que o bitcoin após corte na taxa de juros dos EUA
icon novembro 21, 2024

Bitcoin está próximo de alcançar real brasileiro em capitalização

Escrito por João Victor
MicroStrategy compra mais 11.931 bitcoins
icon novembro 22, 2024

Maior seguradora da Alemanha investe na maior detentora de Bitcoin

Escrito por João Victor
icon novembro 23, 2024

Bitcoin é uma moda que vai passar, afirma pioneiro da criptomoeda no Brasil

Escrito por João Victor