Polícia Federal prende hackers que roubaram milhões do Governo Federal

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Gold Digger, que teve como objetivo desmontar um esquema de fraude que desviou milhões do Governo Federal. Notavelmente, criptomoedas eram utilizadas pelos hackers para lavar o dinheiro roubado.

No total, foram expedidos 19 mandados de busca e apreensão, bem como 3 mandados de prisão temporária em 5 estados. 

Os hackers obtiveram acesso ao Siafi, um sistema para autorização de gastos do governo. Até o momento, foram identificados R$ 15 milhões em desvios, bem como tentativas de desvio de mais de R$ 50 milhões.

Os hackers utilizavam esquemas sofisticados de phishing para obter as credenciais para acessar o sistema. Após isso, eles utilizavam o acesso para realizar pagamentos indevidos.

A PF destacou o compromisso em manter a segurança dos sistemas do governo:

“A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção do patrimônio público e o combate a crimes cibernéticos, mantendo-se dedicada à identificação de todos os envolvidos e à recuperação dos valores desviados. As investigações continuarão até a completa desarticulação da organização criminosa e a responsabilização de seus integrantes.”

Uso de criptomonedas

Para ofuscar a origem dos fundos, os criminosos utilizaram contas bancárias de “laranjas”. Após isso, o grupo enviava os valores para exchanges de criptomoedas. 

Ainda não está claro quais as técnicas de anonimização utilizadas pelo grupo, ou mesmo se o uso das criptomoedas contribuíram para a prisão dos envolvidos.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin
icon novembro 21, 2024

Especialistas explicam por que o Ethereum não consegue acompanhar a alta histórica do bitcoin

Escrito por Sabrina Coin
Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura
icon novembro 20, 2024

Brasil e China reforçam parceria com novos acordos em tecnologia, comércio e infraestrutura

Escrito por Sabrina Coin
Suécia rotula exchanges de criptomoedas de "lavadoras de dinheiro profissionais"
icon novembro 20, 2024

Drex não será centralizado, afirma membro do Banco Central

Escrito por João Victor