O dia em que começou a queda do Bitcoin e Ethereum foi 15 de novembro, quase na mesma hora.
Além disso, este tempo também corresponde à abertura das bolsas de valores americanas após o último fim de semana.
Esses indícios sugerem fortemente que a queda foi desencadeada por algo que tem a ver estritamente com os mercados norte-americanos, tanto que no mesmo dia na mesma hora, o Dollar Index também iniciou uma nova fase de crescimento, que no espaço de dois dias registaram os valores mais elevados de sempre para todo o ano de 2021.
A questão tributária do Projeto de Infraestrutura e o Bitcoin
Já no dia seguinte, 16 de novembro, a Bloomberg havia especulado que a queda do dia anterior foi desencadeada por novos requisitos de relatórios fiscais para moedas digitais incluídos no projeto de infraestrutura dos EUA que o presidente Joe Biden sancionou na segunda-feira.
O momento se encaixa, e o fato de que desde segunda–feira o preço do Bitcoin essencialmente não fez nada além de girar em torno de US$60.000 parece apoiar ainda mais essa hipótese com base em uma mudança regulatória dos EUA que agora se tornou definitiva.
O principal problema é que esse projeto de lei amplia a definição de “corretor” para fins da Receita Federal. Há um risco real de que a nova definição do termo estenda os requisitos fiscais das bolsas para incluir mineradores e outros operadores de criptografia.
A nova legislação exige que todos os corretores relatem todas as transações acima de US$1.000 ao IRS, incluindo os números de previdência social dos usuários e a natureza dessas transações.
No entanto, a partir de hoje, ainda não está claro qual deve ser a interpretação correta da nova definição legal de um corretor, até porque, no jargão financeiro, um corretor é um intermediário que lida com investimentos ou transações de investimento em nome de um terceiro, e esta definição “histórica” não incluiria mineradores ou aqueles que gerenciam passivamente os fundos criptográficos de seus usuários, como carteiras.
Os comerciantes estão pensando
Em outras palavras, embora o projeto de lei tenha sido aprovado pelo presidente Biden, ainda há muita incerteza sobre como ele se aplicará ao mundo criptográfico e, em particular, quais mudanças ele vai impor ao setor.
Nessa fase de incertezas, investidores e corretores parecem ter refletido um pouco, tanto que o preço das principais criptomoedas, Bitcoin e Ethereum, de fato estagnou.
Resta ver como essa situação irá evoluir, e se isso acontecerá em breve ou não.
LEIA MAIS: SHIB e FLOKI caíram 50% desde o ATH