Gary Gensler, presidente da Securities and Exchange Commission (SEC), anunciou que deixará o cargo no dia 20 de janeiro. A mudança ocorrerá no mesmo dia em que Donald Trump assumirá a presidência.
Uma das promessas de Donald Trump foi remover Gensler da SEC, que tem tido uma postura dura demais em relação às empresas do mercado de criptomoedas.
Em uma publicação no X, Gensler afirmou:
“A equipe e a Comissão estão profundamente comprometidas com a missão, focadas em proteger investidores, facilitar a formação de capital e garantir que os mercados funcionem tanto para investidores quanto para emissores. “
“A equipe é composta por verdadeiros servidores públicos. Tem sido a honra de uma vida servir com eles em nome dos americanos do dia a dia e garantir que nossos mercados de capitais permaneçam como os melhores do mundo”.
SEC e as criptomoedas
A SEC é a instituição que regula o mercado de valores mobiliários dos Estados Unidos. Valores mobiliários podem ser classificados como títulos emitidos por empresas ou instituições.
Ao longo dos anos, a SEC moveu diversos processos alegando que determinados criptoativos seriam na verdade títulos não registrados. No entanto, a agência foi criticada por não ser capaz de fornecer uma definição clara de porque determinados criptoativos são valores mobiliários e outros não.
No entanto, durante a gestão de Gensler, a SEC aprovou diversos ETFs de Bitcoin e Ether, que se tornaram grandes sucessos comerciais. Há agora uma expectativa de que Trump nomeie um novo presidente para a SEC favorável ao setor.