Donald Trump foi eleito o novo presidente dos Estados Unidos. Nayib Bukele, presidente de El Salvador, compartilhou detalhes da sua ligação telefônica com Trump, onde o parabenizou pela importante vitória.
Bukele afirmou:
“Eu o parabenizei por sua esmagadora vitória na terça-feira, e discutimos o forte mandato que ele recebeu do povo americano e a importância que sua eleição tem para o mundo.”
“Tivemos uma conversa interessante sobre sua estratégia de podcast, a bala que quase o matou, as pessoas incríveis ao seu redor, os efeitos às vezes prejudiciais dos fundos de ajuda dos EUA, ONGs [organizações não governamentais] financiadas por Soros, e nosso compromisso compartilhado de enfrentar os desafios futuros”.
Estados Unidos, El Salvador e o Bitcoin
O governo de El Salvador foi o primeiro país do mundo a estabelecer o Bitcoin como moeda de curso forçado e ativo de reserva. Desde 2021, o governo de El Salvador tem se integrado fortemente à principal criptomoeda do mercado.
Sob a liderança de Trump, os EUA podem se tornar o próximo país a adotar o bitcoin como ativo de tesouraria. Durante a conferência Bitcoin 2024 em Nashville, Trump afirmou que pretende criar uma reserva estratégica de BTC para os EUA.
Isso seria feito não vendendo os mais de 200 mil bitcoins que o governo mantém em caixa. Além disso, Trump mencionou que o Bitcoin poderia potencialmente ser utilizado para resolver o problema da dívida pública.
A senadora Cynthia Lumis, por sua vez, possui um plano mais concreto para os EUA. O plano apresentado por Lumis propõe a compra de 1 milhão de moedas, que seriam custodiadas pelo Tesouro dos Estados Unidos.
Caso isto ocorra, este será um grande marco para a principal criptomoeda do mercado, que está se estabelecendo como a principal reserva de valor deste século.