Projeto do Ceará que pretende criar a primeira Cidade Inteligente da América Latina faz parceria com empresa de blockchain

smart city ceará polo multimodal waltonchain blockchain

O Polo Multimodal Pecém, projeto sediado no Ceará, anunciou na última sexta-feira (9), uma parceria com a Waltonchain — empresa que usa a tecnologia RFID para promover a blockchain.

Sebastiano Di Ruocco e Victor Ghia, CEO e COO da Multimodal, receberam Jianbo Ling, o CEO da Waltonchain do Brasil, em sua sede em Fortaleza para falar sobre o projeto que visa se tornar a primeira Cidade Inteligente (ou Smart Chain City, em inglês) da América Latina.

De acordo com o comunicado publicado no site da empresa, eles firmaram uma parceria, onde a Waltonchain “fornecerá tecnologias para implementar o projeto do Polo Multimodal”, afirma o texto.

Por meio desta parceria, a Waltonchain contribuirá com o projeto da seguinte maneira, segundo o comunicado:

  • Construirá uma plataforma para a Smart Chain City;
  • Fornecerá dispositivos IoT e smart container;
  • Personalizará APPs e a carteira do PoloCoin;
  • Criará uma comunidade de operação do Polo Multimodal na Ásia.

“A credibilidade da parceria com a Waltonchain, empresa já firme no mercado, trará a implementação da vida digital com segurança no Polo Multimodal Pecém”, diz o texto.

Polo Multimodal Pecém 

Na região de São Gonçalo do Amarante, no Ceará, um grupo de empresários está construindo o que pretendem tornar um dos melhores polos de inovação do mundo.

O projeto do Polo Multimodal Pecém conta com uma área de 20 milhões de metros quadrados ao todo.

De acordo com o Ruocco, o Polo atenderá a demanda dos fornecedores das grandes indústrias instaladas na zona de processamento para as exportações (ZPE), de indústrias nacionais e internacionais, centros de distribuição, comércio e serviços da região e as 20 mil unidades residenciais projetadas.

Waltonchain 

Utilizando a RFID — uma tecnologia de coleta de dados que usa ondas de radiofrequência para transferir dados entre um leitor e uma tag para identificar, rastrear e localizar o item marcado —, a Waltonchain busca criar uma combinação única de blockchain e Internet das Coisas (IoT).

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

Eventos econômicos podem definir rumo do Bitcoin esta semana
icon junho 12, 2025

Clarity Act avança: nova era para o Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Minerador solo de Bitcoin
icon junho 6, 2025

Minerador solo desafia probalidades e conquista 3,151 Bitcoin

Escrito por Thiago Barboza
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza