Quase 42 mil empresas declararam ter criptoativos no Brasil

De acordo com os últimos relatórios da Receita Federal (RF), as instituições voltaram a quebrar recordes de compra de criptomoedas no Brasil. 

A organização registrou que quase 42.000 empresas compraram algum tipo de criptoativo durante o mês de outubro, um novo recorde que derruba os 40.161 que declararam ter comprado criptomoedas durante o mês de setembro.

No entanto, o número de indivíduos que compraram criptoativos durante o mesmo período caiu para 1.265.818 dos quase 1,5 milhão registrados em setembro.

Esse novo recorde sugere que as instituições vêm acumulando em suas tesourarias aproveitando os preços baixos que o mercado apresenta. 

Como em outras oportunidades, os relatórios também incluem dados sobre o número de transações registradas e os valores trocados por cada token. 

Seguindo a tendência dos meses anteriores, o USDT do Tether, a stablecoin atrelada ao dólar, foi o token usado para liquidar mais fundos no Brasil em outubro. 

Quase US$ 1,8 bilhão de dólares foram transacionados usando USDT em quase 119.366 operações.

Essa popularidade é aprimorada ainda mais pela funcionalidade que terceiros oferecem para conectar o USDT ao sistema financeiro tradicional. 

Em 22 de outubro, a Smartpay, uma empresa provedora de serviços com criptomoedas, integrou seus serviços com a Tecban, uma provedora brasileira de caixas eletrônicos, para permitir que os usuários convertam USDT em moeda fiduciária.

No entanto, o Bitcoin (BTC) ainda registrou o maior número de transações, com 1,34 milhão, nas quais foram movimentados US$ 190,2 milhões. 

Uma stablecoin indexada ao real, o BRZ, registrou o segundo maior número de operações de 693.086. 

Essas operações foram feitas principalmente através da FTX, segundo relatos, e não há certeza se esse volume será absorvido por outros mercados disponíveis. 

USDC e ETH completam as cinco principais moedas com o maior volume liquidado.

Disclaimer
As informações contidas neste artigo são de caráter informativo e refletem a opinião do autor. Não constituem aconselhamento financeiro, jurídico ou de investimento. O mercado de criptomoedas é volátil e envolve riscos. Faça sua própria pesquisa antes de tomar qualquer decisão.

Artigos relacionados

icon junho 14, 2025

Serasa revoluciona acesso digital com blockchain do Drex

Escrito por Thiago Barboza
Bitcoins hoje
icon julho 7, 2025

Bitcoin despenca pós-ataques Israel-Irã: comprar ou vender?

Escrito por Conny Chu
Criptomoedas com IA
icon junho 12, 2025

Impacto da IA: brasileiros temem perda de empregos

Escrito por Thiago Barboza