Ray Dalio é um dos principais nomes do mundo dos investimentos.
O bilionário é o rosto por trás de um dos maiores fundos de hedge do mundo, a Bridgewater Associates.
Dalio também tem chamado atenção no mercado de criptomoedas por conta de sua postura positiva em relação ao Bitcoin. Isso porque o investidor enxerga e reconhece o potencial da criptomoeda na última década.
Conforme observado por Dalio, a oferta finita do Bitcoin o torna semelhante a outros hedges de inflação, como o ouro.
Mas isso não quer dizer que o investidor vê os bancos aceitando a criptomoeda primária. Afinal, o BTC ainda precisa vencer algumas barreiras, como privacidade e proibição de usos em alguns países.
“Ainda assim, há problemas com eles. As transações podem ser rastreadas, portanto, a privacidade é um problema. Eles podem ser controlados, podem ser encerrados, podem ser tornados ilegais, o que tende a ocorrer em momentos em que podem ser ameaças à moeda alternativa. Então, eu não acho que eles serão mantidos como reservas do banco central por várias razões”, disse ele.
Bitcoin não é um bom concorrente para o ouro
Apesar de ser um investidor de bitcoin, Dalio apontou que o metal amarelo faz um trabalho melhor como um hedge contra a inflação.
Além disso, o bilionário argumentou que o valor total de mercado do bitcoin é menor que o da Microsoft. Isso tornaria o BTC menos desejável para armazenar riqueza em comparação com o ouro.
“Acho que o ambiente em que estamos é um ambiente em que existe o risco de confisco político ou qualquer outra forma de confisco. Acho que o ouro faz um trabalho melhor, mas como eu disse, estamos nesse novo ambiente e isso pode incluir NFTs e todo tipo de coisa”.
A grande expectativa de Dalio é o crescimento da indústria de ativos digitais para os próximos 10 anos.
“É um concorrente, mas acho que em termos de qualidades, não é um concorrente tão bom… Mas vamos descobrir essas coisas. Vai evoluir nos próximos 5 a 10 anos”.
O mais importante no mundo dos investimentos é diversificar
De acordo com Dalio, com o nosso ambiente econômico atual, a diversificação é um passo muito importante.
Sendo assim, é necessário que investidores tenham criptomoedas, ouro e outros ativos tradicionais em portfólio.
“Acho que é um erro alguém ter apenas um, como escolher uma moeda digital e não ter ouro ou apenas ter ouro e não ter moeda digital”.
LEIA MAIS: GemTRX – empresa que nasceu para revolucionar a mineração em nuvem no mercado de criptomoedas