A Base, rede de segunda camada do Ethereum, alcançou a expressiva marca de 1 milhão de endereços ativos diários.
Os dados foram compilados pela Grown The Pie. Notavelmente, a rede focada em escalabilidade segue processando transações com um custo médio de US$ 0,002.
Como pode ser observado na publicação abaixo, o número de transações da rede tem crescido de forma exponencial no período de quase 1 ano:
A Base é uma rede de camada 2 desenvolvida pela Coinbase, uma das corretoras de criptomoedas mais relevantes do mercado. Com a recente alta, a Base superou outras soluções de escalabilidade, incluindo Arbitrum e Optimism.
A Base também é agora responsável por cerca de 10% do volume total negociado em blockchains, superando importantes redes, como Avalanche e Tron.
Além disso, dados do Token Terminal apontam que a Base é responsável por 84% dos endereços ativos diários no Uniswap, exchange descentralizada baseada no Ethereum.
Redes de segunda camada
Soluções de escalabilidade são fundamentais para redes como o Ethereum, que são incapazes de escalar em camada base.
As transações na camada base do Ethereum costumam alcançar centenas de dólares em momentos de pico. Isto ocorre devido às limitações no tamanho do bloco. Por conta deste fator, a camada base se estabelece como uma rede para liquidação de grandes valores.